Saúde

Saiba como utilizar a cúrcuma, conhecida como açafrão-da-terra

Quando administrada na quantidade correta, a cúrcuma oferece benefícios ao corpo humano que vão do tratamento de gripes e resfriados à regulação das taxas de colesterol

23 Fev 2022 - 13h33 | Atualizado em 23 Fev 2022 - 13h33
Saiba como utilizar a cúrcuma, conhecida como açafrão-da-terra Lorena Bueri

A cúrcuma tem se popularizado no Brasil como uma especiaria que oferece diversos benefícios à saúde. Da mesma família do gengibre, o açafrão é oriundo do continente asiático, sendo bastante utilizado pelos indianos.

O alimento, que é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, pode ser utilizado como remédio caseiro para tratar doenças sistêmicas como gripes e resfriados, moléstias do trato gastrointestinal, e pode até servir na prevenção do câncer. Outras funções da cúrcuma são: evitar crises de asma, regular o colesterol, tratar problemas do fígado e aliviar dermatites. A lista de benefícios é extensa, por esse motivo que ela se tornou um componente tão empregado na mesa do brasileiro.

O caráter antioxidante da especiaria se deve ao fato dela auxiliar na remoção de radicais livres, o que dificulta a oxidação da gordura nas artérias. A nutricionista especialista em comportamento alimentar e transtornos alimentares, Mariana Herzog, contou ao canal Receitas, da Rede Globo, como o açafrão pode complementar as refeições. Mariana explica que a maneira ideal de ingerir o produto é associando a uma alimentação saudável, que conte com frutas, vegetais, cereais integrais e carnes brancas. Como sugestão, a nutricionista indica o uso com pimenta para aumentar a ação terapêutica. “Utilize a cúrcuma em carnes, arroz, caldos, molhos, sucos, shots e chás. Use e abuse de criatividade na cozinha, sua saúde agradece", aconselha Herzog.


Especiarias oferecem nutrientes e acentuam tempero nos pratos (Foto: Reprodução/Pixabay).


Outra opção para o consumo da cúrcuma é o leite dourado, bebida popular na Índia relacionada ao metabolismo, emagrecimento e, sobretudo, à prevenção e ao tratamento de enfermidades. O preparo do leite consiste em misturar diversas especiarias, entre elas a cúrcuma e o gengibre. O mel também é um ingrediente que faz a diferença, pois tem ação antibacteriana e antimicrobiana.

Contudo, Mariana deixa um alerta para os consumidores da cúrcuma, salientando que "para saber a quantidade ideal para o seu consumo, é recomendável procurar um nutricionista, pois cada caso exige avaliação e particularidades”. Em grandes quantidades, o açafrão pode causar náuseas e até problemas mais sérios, como hemorragias. Além disso, o produto não é recomendado para quem tem pedras na vesícula, anemia e úlceras.

Foto Destaque: Cúrcuma. Reprodução/Bigstock. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo