Saúde

Saiba como se proteger no inverno e tomar as medidas necessárias para suportar o frio

A precaução e a prestação de cuidados em período de inverno – especialmente às crianças – são fundamentais para evitar a contração de doenças respiratórias graves e outros problemas no frio.

18 Mai 2022 - 17h08 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 17h08
Saiba como se proteger no inverno e tomar as medidas necessárias para suportar o frio Lorena Bueri

Durante a época de frio, tem-se a oportunidade de fazer diferentes e divertidas atividades em família e em grupos que talvez não possam ser realizadas no verão. No entanto, é também uma época de riscos e alguns cuidados são necessários durante o período.

A tosse de inverno habitual, resfriados e gripe estão presentes e, como nos últimos dois anos, cuidados referentes ao coronavirus serão necessários em 2022. Não são apenas de doenças que alguém precisa se proteger no inverno; esse clima pode trazer muitos riscos para os jovens adultos, idosos e, principalmente, para as crianças.

As crianças não são capazes de regular a sua temperatura corporal bem como os adultos. Quando eles são expostos ao frio extremo podem rapidamente desenvolver uma temperatura corporal perigosamente baixa.

Em termos de fornecimento de serviços durante o inverno, é recomendado pedir aos pais para providenciar suprimentos extras (fraldas, comida, medicação) e roupas para crianças.


Temperatura sofre forte queda. (Foto/Reprodução/mcamgo)


Embora seja importante para elas passarem um tempo fora de casa todos os dias, pode haver períodos de frio extremo onde precauções extras devem ser tomadas para garantir que as crianças em seus cuidados sejam seguras. Portanto, consultar as diretrizes da cidade ou do estado sobre o período de clima frio é fundamental para ter a certeza de que as recomendações estão sendo cumpridas. 

É importante que as crianças estejam devidamente vestidas para a temperatura, além de atenção extra às áreas que podem ser mais facilmente impactadas pelo frio: mãos, pés e cabeça. Verificar também se a roupa está seca e as crianças estão bem agasalhadas é primordial para que a temperatura corporal seja mantida da maneira correta.

Outro ponto imprescindível é a manutenção do calor interno das residências e estabelecimentos no inverno, tanto dentro como fora. Conservar o calor pode ajudar a prevenir resfriados, gripe e problemas de saúde mais graves. Comer regularmente ajuda a manter-se aquecido, em especial refeições quentes, juntamente com bebidas.

Em relação aos adultos, com muitos tendo que passar mais tempo em casa, pode tornar mais difícil manter-se ativo, o que é importante, pois isso pode ajudar na saúde física e mental. Há fortes evidências de que as pessoas que estão ativas têm um menor risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, depressão e também pode reduzir os riscos de queda de temperatura corporal, diminuindo as chances de contrair doenças respiratórias.

Foto destaque: Pessoa se esquenta em dia frio (Reprodução/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo