Saúde

Saiba como se proteger da 4ª onda do coronavírus

De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país atualmente está com uma média móvel de 31 mil novos casos de por dia.

03 Jun 2022 - 14h23 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 14h23
Saiba como se proteger da 4ª onda do coronavírus Lorena Bueri

Os casos de Covid-19 no Brasil vêm aumentando, e com isso o risco de uma 4 onda da pandemia aumenta. De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país atualmente está com uma média móvel de 31 mil novos casos de por dia. No final de abril essa taxa chegava apenas a 12 mil.

O coronavírus pode ser também o responsável pela maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos hospitais brasileiros: segundo o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Covid-19 já é motivo de 59,6% das hospitalizações por infecções nas vias aéreas registradas nas últimas semanas.

Alguns dos motivos responsáveis por esse aumento é a flexibilização das normas sanitárias que ajudavam no combate ao coronavírus, como o uso de máscaras em locais fechados, a chegada do inverno, a queda cobertura vacinal em combate a gripe influenza e à Covid-19 e a diminuição da imunização da população após muitos meses sem se vacinar.

Mesmo com essa alta de casos e taxa de vacinação menor, ainda se pode fazer uso de pelos menos 5 medidas importantes que diminuem o risco de proliferação da doença. Confira:

1. Vacinação em dia

Como já dito no início dos teste e nas pesquisas, a vacina não irá impedir que a pessoa tenha o vírus, mas sim que os sintomas sejam mais leves, fazendo com que o próprio paciente se trate em casa.

Vale lembrar que não é apenas o esquema vacinal da Covid-19 que deve estar em dia, mas também os das outras vacinas.

2. Usar máscaras em locais fechados

Durante o primeiro semestre de 2022, muitos estados, municípios e o próprio Governo Federal flexibilizarão o uso de máscaras em alguns estabelecimentos. Na época em foi anunciado, foi muito criticado pelos profissionais da saúde. Dizendo que a melhora momentânea dos números da pandemia não era suficiente para relaxar de vez — e especialmente abolir o uso de máscaras em lugares fechados ou com pouca circulação de ar, contextos que facilitam demais a transmissão do coronavírus.


Veja as instruções de uso (e os principais erros) da PFF2 — Foto: Anderson Cattai/G1


Com isso o aumento de casos vêm aumentando gradualmente, fazendo com que as autoridades tenham que voltar a tornar o uso de máscaras obrigatório em todos os lugares.

3. Ficar atento aos sintomas

Em um momento com alta transmissão de um vírus, é ideal que as pessoas fiquem mais a atentas a possíveis sintomas:

• Febre ou calafrios

• Tosse

• Dificuldade para respirar

• Fadiga

• Dor no corpo

• Dor de cabeça

• Perda de olfato e paladar

• Dor de garganta

• Nariz entupido

• Náusea

• Vômito

• Diarreia

Se esses sintomas se tornarem mais frequentes e forem piorando, vá para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima.

4. Fazer o teste

Mesmo com os sintomas citados, eles podem se confundir com uma gripe forte ou a apenas um resfriado.

Caso esteja com dúvida se o que você possui não é apenas uma gripe, faça o teste. Atualmente existem testes rápidos de antígeno nas farmácias, que pode ser feito em casa.

Existe também os de laboratórios de análises clínicas, que oferecem não apenas o teste de antígeno, mas também o RT-PCR, método que traz resultados ainda mais confiáveis.

5. Manter-se em isolamento se necessário

Caso esteja esperando o resultado do teste de Covid-19 ou testou positivo para o vírus, é muito importante fazer o isolamento social de cinco à sete dias. Se durante esse período os sintomas pioraram vá para o hospital. Se melhores durante o isolamento é válido que faça mais um teste para ter certeza que não está mais infectado.

 

Foto destaque: Pessoa usando máscara 

VEJA TAMBÉM

Presidente do Corinthians Augusto Melo quer reformular o elenco para 2024 Lorena Bueri

Presidente do Corinthians Augusto Melo quer reformular o elenco para 2024

Novo presidente do Corinthians inicia conversas para contratações, mas Mano Menezes diz que é necessário ter cautela para evitar impactos negativos na equipe
Conmebol define datas e sedes da Copa América 2024 Lorena Bueri

Conmebol define datas e sedes da Copa América 2024

O torneio acontecerá em entre junho e julho de 2024 e o Brasil fará sua estreia no dia 21 de junho. Além disso, a competição contará com 10 Seleções, mais quatro das Américas Central e do Norte
Aline Farias divulga prints de suposta traição de Neymar Lorena Bueri

Aline Farias divulga prints de suposta traição de Neymar

Neymar teria trocado mensagens com a criadora de conteúdo Aline Farias enquanto sua ex-esposa, Bruna Biancardi, ainda estava grávida. Nas últimas semanas Aline resolveu jogar os prints no ventilador.
Botafogo contata goleiro Santos do Flamengo para substituir Lucas Perri Lorena Bueri

Botafogo contata goleiro Santos do Flamengo para substituir Lucas Perri

Com o fim da temporada, a diretoria do Alvinegro começa a se movimentar internamente à procura de um substituto imediato de Lucas Perri para o próximo ano
Sam Altman volta ao cargo de CEO da OpenAI: entenda as possíveis repercussões Lorena Bueri

Sam Altman volta ao cargo de CEO da OpenAI: entenda as possíveis repercussões

Sam Altman, que havia sido demitido como CEO da OpenAI, volta ao cargo com auxílio da Microsoft; para o futuro, o empresário promete um quadro de diretores mais diverso e maior segurança para a IA
Grag Queen percorre o país com a série ‘Grag Hearts Drag’ e é destaque na CCXP23 Lorena Bueri

Grag Queen percorre o país com a série ‘Grag Hearts Drag’ e é destaque na CCXP23

A apresentadora do ‘Drag Race Brasil’ e vencedora do ‘Queen of Universe’ ganha sua própria série e, mais uma vez, enaltece a cultura drag brasileira
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo