Saúde

Saiba como se proteger da 4ª onda do coronavírus

De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país atualmente está com uma média móvel de 31 mil novos casos de por dia.

03 Jun 2022 - 14h23 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 14h23
Saiba como se proteger da 4ª onda do coronavírus Lorena Bueri

Os casos de Covid-19 no Brasil vêm aumentando, e com isso o risco de uma 4 onda da pandemia aumenta. De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país atualmente está com uma média móvel de 31 mil novos casos de por dia. No final de abril essa taxa chegava apenas a 12 mil.

O coronavírus pode ser também o responsável pela maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos hospitais brasileiros: segundo o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Covid-19 já é motivo de 59,6% das hospitalizações por infecções nas vias aéreas registradas nas últimas semanas.

Alguns dos motivos responsáveis por esse aumento é a flexibilização das normas sanitárias que ajudavam no combate ao coronavírus, como o uso de máscaras em locais fechados, a chegada do inverno, a queda cobertura vacinal em combate a gripe influenza e à Covid-19 e a diminuição da imunização da população após muitos meses sem se vacinar.

Mesmo com essa alta de casos e taxa de vacinação menor, ainda se pode fazer uso de pelos menos 5 medidas importantes que diminuem o risco de proliferação da doença. Confira:

1. Vacinação em dia

Como já dito no início dos teste e nas pesquisas, a vacina não irá impedir que a pessoa tenha o vírus, mas sim que os sintomas sejam mais leves, fazendo com que o próprio paciente se trate em casa.

Vale lembrar que não é apenas o esquema vacinal da Covid-19 que deve estar em dia, mas também os das outras vacinas.

2. Usar máscaras em locais fechados

Durante o primeiro semestre de 2022, muitos estados, municípios e o próprio Governo Federal flexibilizarão o uso de máscaras em alguns estabelecimentos. Na época em foi anunciado, foi muito criticado pelos profissionais da saúde. Dizendo que a melhora momentânea dos números da pandemia não era suficiente para relaxar de vez — e especialmente abolir o uso de máscaras em lugares fechados ou com pouca circulação de ar, contextos que facilitam demais a transmissão do coronavírus.


Veja as instruções de uso (e os principais erros) da PFF2 — Foto: Anderson Cattai/G1


Com isso o aumento de casos vêm aumentando gradualmente, fazendo com que as autoridades tenham que voltar a tornar o uso de máscaras obrigatório em todos os lugares.

3. Ficar atento aos sintomas

Em um momento com alta transmissão de um vírus, é ideal que as pessoas fiquem mais a atentas a possíveis sintomas:

• Febre ou calafrios

• Tosse

• Dificuldade para respirar

• Fadiga

• Dor no corpo

• Dor de cabeça

• Perda de olfato e paladar

• Dor de garganta

• Nariz entupido

• Náusea

• Vômito

• Diarreia

Se esses sintomas se tornarem mais frequentes e forem piorando, vá para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima.

4. Fazer o teste

Mesmo com os sintomas citados, eles podem se confundir com uma gripe forte ou a apenas um resfriado.

Caso esteja com dúvida se o que você possui não é apenas uma gripe, faça o teste. Atualmente existem testes rápidos de antígeno nas farmácias, que pode ser feito em casa.

Existe também os de laboratórios de análises clínicas, que oferecem não apenas o teste de antígeno, mas também o RT-PCR, método que traz resultados ainda mais confiáveis.

5. Manter-se em isolamento se necessário

Caso esteja esperando o resultado do teste de Covid-19 ou testou positivo para o vírus, é muito importante fazer o isolamento social de cinco à sete dias. Se durante esse período os sintomas pioraram vá para o hospital. Se melhores durante o isolamento é válido que faça mais um teste para ter certeza que não está mais infectado.

 

Foto destaque: Pessoa usando máscara 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo