Beleza

Saiba como prevenir o envelhecimento cutâneo

O envelhecimento da pele é um processo natural do nosso organismo, porém alguns fatores podem adiantar esse desgaste, por isso é necessário ter uma rotina de cuidados desde cedo.

12 Out 2022 - 11h11 | Atualizado em 12 Out 2022 - 11h11
Saiba como prevenir o envelhecimento cutâneo Lorena Bueri

É normal que a pele envelheça ao passar dos anos, afinal, o ser humano envelhece como um todo, mas existem fatores que fazem a pele desgastar mais rápido, os mais comuns são: genética, alimentação, doenças, estresse e má sono. A nossa pele tem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. 

Envelhecimento intrínseco

Esse é caracterizado pela passagem natural do tempo, ou seja, o envelhecimento natural, que ocorre ao longo da vida. Isso acontece devido a renovação celular ficar mais lenta, e consequentemente, a perda de tecido fibroso.

Envelhecimento extrínseco

Esse é provocado por fatores ambientais, como a exposição ao sol, poluição do ar, exposição a baixas temperaturas, estilo de vida, uso de álcool e tabaco, má qualidade de sono entre outros fatores.

Cuidados especiais com a pele 

A pele precisa de cuidados a vida toda, mas quando ela já está desgastada os cuidados são ainda mais essenciais, isso se deve ao fato que a pele fica mais sensível. A pele, desde nova, precisa de hidratação, pois quando ela fica mais madura, a probabilidade de ficar mais seca é ainda maior. 

Por isso, é importante investir em dermocosméticos que atendam às necessidades específicas da sua pele, como cremes com ativos antioxidantes, que vão combater o envelhecimento, neutralizar os radicais livres e combater as linhas de expressão.

Além disso, o filtro solar é importante para o cuidado da pele a vida inteira, independente se o dia for ensolarado ou chuvoso, isso porque os raios UV continuam sendo emitidos a todo tempo. Sendo assim, o uso de protetor solar deve ser diário, além dele proteger a pele de possíveis doenças, ele também combate o envelhecimento precoce da cútis. 

 


@camilyborbaa #protetorsolar #peleoleosa #dicasdebeleza #rotinadepele CACHORRINHAS - Luísa Sonza

Motivos para usar protetor solar diaramente. (Reprodução/Camily Borba/Tik Tok)


 

A limpeza da pele é outra etapa indispensável, a poluição, maquiagem e suor podem provocar um desgaste precoce da pele. A limpeza para peles normais é indicada duas vezes por dia, mas é necessário consultar seu dermatologista para indicar qual o melhor tipo de tratamento da sua pele.

 

Foto destaque: Pele madura. Reprodução/Cottonbro/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo