Saúde

Saiba como o uso de medicamentos para a obesidade pode afetar a saúde das pessoas

Remédios para perda de peso podem ajudar adultos com obesidade a perder uma quantidade significativa de peso, muitas vezes melhorando condições médicas relacionadas, mas devem ser utilizados com cuidados e sob supervisão profissional.

02 Jun 2022 - 16h34 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 16h34
Saiba como o uso de medicamentos para a obesidade pode afetar a saúde das pessoas Lorena Bueri

Medicamentos de perda de peso são, como se sabe, projetados para ajudar as pessoas a perder peso. Eles não são, no entanto, uma solução rápida para perder alguns quilos. Em vez disso, são prescritos por profissionais médicos para ajudar as pessoas com problemas de saúde relacionados ao excesso de peso ou obesidade.

Os remédios com esse objetivo podem ser prescritos para adultos com um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, ou pelo menos 27, mas com preocupações de saúde relacionadas, como pressão alta ou diabetes tipo 2. Eles são geralmente mais eficazes quando combinados com mudanças de estilo de vida, e por isso são muitas vezes recomendados juntamente com a adoção de hábitos alimentares e exercícios mais saudáveis.

A obesidade é uma doença crônica que afeta mais de três em 10 adultos. Em todo o mundo, sua prevalência quase triplicou desde a década de 1970: em 2016, mais de 650 milhões de adultos eram obesos. As pessoas com essa condição estão em maior risco de doenças debilitantes e, por vezes, com risco de morte, incluindo doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer. Também é extremamente prejudicial financeiramente - pessoas com obesidade enfrentam contas médicas duas ou três vezes mais caras do que aqueles em um peso saudável.

É, infelizmente, difícil de tratar - mudanças de estilo de vida, remédios e cirurgia bariátrica podem ajudar, mas o seu sucesso varia entre tratamentos e indivíduos - daí a necessidade de uma ampla gama de opções terapêuticas a serem pesquisadas e disponibilizadas para ajudar aqueles que vivem com obesidade e condições relacionadas com o peso.


Tratamento para obesidade vai muito além dos remédios. (Foto/Reprodução/Harmoniza)


Sem surpresa, medicamentos diferentes funcionam de maneiras diferentes. Por exemplo, alguns diminuem o apetite, enquanto outros potencializam a sensação de saciedade ou tornam a absorção de gordura mais difícil para o corpo. "Existem alguns tipos de remédios para emagrecer, incluindo o Orlistat", disse Joseph Proietto, professor emérito da Universidade de Melbourne e especialista em Diabetes e Obesidade.

Liraglutida, semaglutida e tirzepatida pertencem a uma classe de drogas chamadas incretinas. Esses são hormônios metabólicos que são liberados na corrente sanguínea dentro de minutos após a ingestão e têm papéis fisiológicos essenciais, incluindo a regulação dos níveis de insulina e glicose no sangue.

O topiramato, entretanto, continua sendo um enigma. Ele afeta a atividade neuronal através de uma série de mecanismos, que podem ser capazes de explicar seus efeitos de perda de peso.

O Orlistat, famoso tipo de remédio para perda de peso, é conhecido como inibidor da lipase. Aprovado como um medicamento de prescrição em 1999, o Orlistat se apresenta como um dos mais antigos medicamentos de perda de peso em longo prazo aprovados, mas isso não quer dizer que ainda não é uma opção de tratamento válido para a obesidade.

Com esse remédio, cerca de um terço da gordura total consumida não é absorvida e, portanto, não pode contribuir para o ganho de peso. A gordura não digerida então deixa o corpo – como as coisas não digeridas sempre fazem – nas fezes.

À medida que a epidemia global de obesidade aumenta, há uma dependência crescente dos medicamentos para emagrecimento existentes. Os pesquisadores estão constantemente buscando novos medicamentos para aliviar o fardo colocado sobre os poucos já aprovados e melhorar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo que estão vivendo com essa doença.

Apesar da constante evolução e do aumento de opções de tratamento para a obesidade, é sempre recomendado que a pessoa procure um profissional da saúde a fim de realizar um diagnóstico efetivo e receber a indicação dos procedimentos adequados e seguros.

Foto destaque: Cápsulas de remédios para obesidade (Reprodução/IWP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo