Saúde

Saiba como o treino de cardio influencia no ganho de massa muscular

Muitas pessoas ainda acreditam que o treinamento de resistência interfere na construção muscular, mas o medo de comprometer o ganho de massa devido a exercícios cardiovasculares nem sempre se justifica na prática.

25 Ago 2022 - 17h15 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 17h15
Saiba como o treino de cardio influencia no ganho de massa muscular Lorena Bueri

O treinamento de resistência e de força pode ter uma influência negativa um sobre o outro, mas somente se eles forem combinados de maneira desproporcional que entre em conflito com o objetivo real do treinamento em si. Um halterofilista que quer fortalecer seu músculo não conseguirá resultados excepcionais do treinamento quando a metade de seus exercícios consiste no treinamento cardio excessivo, bem como um maratonista não melhorará seu desempenho de corrida levantando muito peso na academia todos os dias.

O grande desafio para as práticas que exigem um alto grau de força, bem como muita resistência, é encontrar o equilíbrio certo. A única maneira de se desenvolver em ambas as áreas é garantindo um período de recuperação adequado após a aplicação do estímulo de treinamento, mas o problema ocorre frequentemente quando se tenta melhorar em ambas as áreas ao mesmo tempo.

Como regra geral, nunca se deve tentar uma sessão de fortalecimento quando seus músculos já estão esgotados. A pessoa não será capaz de trabalhar com a intensidade necessária para criar um estímulo de treinamento eficaz. Assim, o risco de lesão aumenta quando ela levanta pesos pesados com músculos cansados, porque os seus músculos estabilizadores são enfraquecidos e sua coordenação é prejudicada.


Musculação aliada ao treino de cardio é o ideal. (Foto/Reprodução/Getty Images)


Desde que a pessoa forneça ao seu corpo proteínas de alta qualidade, carboidratos complexos e gorduras essenciais suficientes e dê aos seus músculos tempo para se recuperar, o treinamento de resistência definitivamente não leva à perda muscular. Na verdade, é bem o contrário. Exercícios cardiovasculares regulares podem realmente ter um efeito positivo na construção muscular.

O sistema cardiovascular funciona melhor e de forma mais eficiente, incluindo um aumento do crescimento capilar nos músculos, o que melhora a circulação muscular. O oxigênio e os nutrientes são transportados mais rapidamente e os resíduos metabólicos são removidos mais rapidamente.

Além disso, ele aprimora a resistência e acelera a recuperação. Dessa forma, a pessoa pode trabalhar com mais frequência e em intensidades mais elevadas. Esse tipo de exercício pode também ajudar a reduzir a percentagem de gordura corporal.

De acordo com o professor sueco Tommy R. Lundberg e sua equipe de pesquisa, o treinamento de resistência não apenas beneficia indiretamente a construção muscular, mas também pode contribuir diretamente para o crescimento muscular.

Em um estudo publicado em 2013 no “Journal of Applied Physiology”, nos EUA, os pesquisadores chegam à conclusão de que combinações de exercícios de cardio e musculação levam a um maior crescimento muscular do que o treinamento de força sozinho.

Dessa forma, conclui-se que o treino de cardio deve ser uma parte regular do treinamento de força. O medo de que os exercícios de resistência, quando incorporados corretamente, levem à perda de massa muscular é infundado. Os efeitos positivos do treinamento cardiovascular regular são cientificamente comprovados e também ajudam a construir músculos indiretamente.

Foto destaque: Exercícios de cardio são muito importantes para a saúde. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo