Saúde

Saiba como o leite materno foi utilizado no tratamento de Covid-19 em paciente com doença rara

Pesquisadores brasileiros recomendam leite materno para paciente que sofria de doença rara e foi infectada por Covid-19, a medida visou estimular o sistema imunológico da paciente.

09 Jun 2022 - 21h22 | Atualizado em 09 Jun 2022 - 21h22
Saiba como o leite materno foi utilizado no tratamento de Covid-19 em paciente com doença rara Lorena Bueri

Pesquisadores da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas utilizaram leite materno no tratamento de Covid-19 em paciente com doença genética rara que tornava seu sistema imunológico incapaz de combater vírus e outros patógenos perigosos.

O fato da doença afetar fortemente o sistema imunológico preocupou especialistas pois nesse tipo de caso, o impacto de vírus, como o Covid-19, é maximizado e pode levar a casos de infecção crônica e levar à morte, então a paciente foi orientada a ingerir a cada três horas 30 mililitros de leite materno, após o período de uso, foi realizado um teste de diagnóstico molecular (RT-PCR) que aponta materiais genéticos do vírus, seu resultado foi negativo pela primeira vez há mais de 120 dias.

Nos primeiros 15 dias, a paciente apresentou febre, perda de apetite e tosse, no entanto, apesar de passados dois meses, o quadro permanecia inalterado, então a equipe, em parceria com o Hemocentro da Unicamp resolveu testar um tratamento que utiliza plasma de convalescente e consiste na transfusão de anticorpos produzidos por pacientes que já haviam se contaminado com o vírus e se curado da doença, o tratamento melhorou os sintomas e reduziu marcadores inflamatórios sanguíneos, mesmo após 15 dias o quadro permanecia o mesmo.


Mulher doando leite materno (Foto: Reprodução/A Gazeta)


Em doenças infecciosas desse tipo, o sistema imunológico sofre com a ausência completa de uma imunoglobulina chamada IgA, que costuma estar presente no leite materno, para estimular o sistema imune da paciente e evitar que a infecção se prolongasse ainda mais os pesquisadores decidiram por inserir leite materno na dieta da paciente, pois foi constatado anteriormente que mulheres lactantes previamente imunizadas com a vacina da Pfizer possuiam leite com uma grande quantidade de IgA.

Devido à segurança dos bancos de leite brasileiros, que se preocupam em garantir a saúde das doadoras através de exames com testes negativos para doenças infecciosas o acesso a leite de uma doadora imunizada foi facilitado.

 

Foto Destaque: Cientistas usam leite materno em tratamento de Covid-19 de paciente que sofria de doença rara. Reprodução/CONASS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo