Beleza

Saiba como manter um bronzeado saudável

Quanto mais hidratação, mais a pele segura o bronze e evita a descamação. Hidratação e o tempo passado no sol com proteção é a chave para uma pele bonita e saudável.

15 Jan 2023 - 18h30 | Atualizado em 15 Jan 2023 - 18h30
Saiba como manter um bronzeado saudável Lorena Bueri

Para manter a pele protegida, é fundamental aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição solar e repetir a cada duas horas ou sem entrar em contato com a água, ou suor. Além de ser extremamente importante sempre manter a pele hidratada, tanto antes quanto depois do bronzeamento. Segundo dermatologistas, o sol não deve ser evitado, devido às vitaminas necessárias para o nosso corpo, entretanto existem formas de usufruir sem lesões.

Segundo dermatologistas, temos a mania de abusar demasiadamente do sol, principalmente no verão e na praia. O sol é a principal maneira do corpo produzir vitamina D, e é de suma importância para nossa a saúde, tendo relação direta com nosso humor, até mesmo sistema imunológico. A recomendação para a exposição direta ao sol é de pelo menos 3 vezes por semana para obter níveis melhores de vitamina D, entre 10h e 15h, entretanto é por apenas 15 minutos.

Deve se evitar passar horas no sol e sem proteção nenhuma, protetor ajuda, sombra também, mas não anula os raios solares e os danos causados em nosso corpo. A exposição direta ao sol pode causar danos a pele, como envelhecimento precoce da pele, aumento do risco de câncer de pele e aumento de rugas. Ficar muito tempo na sombra e sem proteção solar também é considerado ruim por profissionais, já que o mormaço pode e queima da mesma forma, mesmo sem ter contato direto do sol.


Mãe passando protetor solar em seu bebê (Foto: Reprodução/ Kindel Media/ Pexels)


Para atingir uma cor dourada e não avermelha, sem descascar, o ideal é uma exposição gradual e constante ao sol. Como ninguém quer perder um segundo de praia, uma das dicas  é a utilização de protetor solar com fator de proteção mais alta, contudo o tempo ao sol é o mesmo. Para adulto é recomendado no mínimo fator 30 e para crianças no mínimo o fator 50. Fatores que auxiliam diretamente na pele é a alimentação e hidratação da pele.

Engana-se quem acha que alimentos não influenciam, pois assim como dermatologistas, nutricionistas afirmam que protetor solar e água, são duas coisas que ninguém pode ficar sem no dia-a-dia, principalmente no verão. O uso por alimentos que possuem betacaroteno, pode e afeta diretamente na cor da sua pele quanto a exposição diária e benéfica no sol.

A ação antioxidante do betacaroteno ajuda a combater os radicais livres do organismo. Também auxilia no combate ao estresse oxidativo e ao envelhecimento precoce da pele, contribuindo para elasticidade e tonicidade. Aquela dor bonita dourada não aparece por acaso após horas torrando no sol ou com um bronzeador que pode causar queimação e outros problemas de pele.


Não passe bronzeador e sim protetor solar (Foto: Reprodução/ Mikhail Nilov/ Pexels)


Alguns alimentos que possuem betacaroteno são: couve-manteiga, batata-doce, cenoura, manga, acerola, abóbora, mamão, entre outros.

Após a exposição solar o ideal é hidratar a pele, evitando banhos quentes ou esfoliantes, segundos os dermatologistas, a melhor opção são agentes calmantes, como bons hidratantes, água termal e pós-sol, existem muitas opções, evite aquelas “receitas caseiras” achadas na internet, veja antes com um dermatologistas, pois assim como “bronzeadores caseiros”, essas receitas achadas na internet, podem causar danos irreversíveis a pele.

 

Foto destaque: Os intens mais importantes para levar a praia. Reprodução/ Miyase/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo