Beleza

Saiba como manter a saúde de suas unhas

A saúde das unhas pode ser influenciada tanto por fatores externos como produtos químicos, quanto pela alimentação. Por isso, alguns cuidados são necessários para mantê-las resistentes e com bom crescimento

20 Jan 2022 - 13h20 | Atualizado em 20 Jan 2022 - 13h20
Saiba como manter a saúde de suas unhas Lorena Bueri

Sabia que a aparência das suas unhas pode ser um reflexo da saúde do seu organismo? A textura, coloração, formato ou a presença de manchas podem ser tanto indicativos de bem-estar quanto alertas de que algo não vai bem em seu corpo. Fatores externos como contato com produtos químicos, álcool e sabão, podem trazer consequências negativas para as suas unhas, uma vez que tais produtos são capazes de torná-las mais fracas e quebradiças. 

Ainda que os fatores externos tenham seu papel na saúde das unhas, eles não são os únicos a influenciar o seu estado. Manter uma dieta saudável, que seja equilibrada e repleta de vitaminas é a forma mais eficaz de solucionar problemas com unhas enfraquecidas. Porém, se as suas unhas estiverem quebrando com muita frequência, o ideal é que você faça uma visita ao seu dermatologista, pois através de exames ele poderá realizar uma investigação aprofundada de seu caso e dessa forma lhe passar o tratamento adequado. 


Mãos femininas (Foto: Reprodução/ Kseniya Ovchinnikova/ Getty Images)


Mas se você já quer iniciar os devidos cuidados, seja para prevenir o enfraquecimento ou cuidar de casos simples como quebras e manchas, confira a seguir 3 dicas que te ajudarão a manter a saúde e beleza das suas unhas. 

 

Hidratação com óleos essenciais 

Substâncias sintetizadas de origem inteiramente vegetal, os óleos essenciais são verdadeiros aliados para as suas unhas. Entre os mais indicados estão o óleo de melaleuca, com propriedades antifúngicas e antibacterianas; o óleo de alecrim, fortalecedor e acelerador de crescimento; e o óleo de lavanda, que tem ação calmante e antiinflamatória. Para usufruir dos benefícios dos óleos essenciais, faça a aplicação daquele que for de sua escolha várias vezes ao dia, massageando as unhas. 

 

Cuidados com os esmaltes

Se você faz questão de pintar as unhas toda semana, é de extrema importância que tome o cuidado de verificar se seus esmaltes se encontram dentro do prazo de validade e que sejam provenientes de marcas com laboratórios confiáveis. Também é recomendado conferir no rótulo os ingredientes que estão presentes na formulação do esmalte. Componentes não aprovados ou que causam alergias podem danificar suas unhas e cutículas.

 

Importância das cutículas 

Repense o costume de remover toda a pele ao redor das suas unhas, pois ela tem a finalidade de protegê-las e, ao retirá-las, você está deixando suas unhas muito expostas. Por isso, sempre mantenha as suas cutículas hidratadas. 

 

Foto destaque: Unhas saudáveis. Reprodução/ Science Photo Library/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo