Saúde

Saiba como identificar os sinais de um ambiente tóxico de trabalho

Todos os empregos têm algum nível de estresse – mesmo em dias bons. No entanto, se ir para o trabalho deixa a pessoa cansada, deprimida ou mesmo fisicamente doente, esses são os sinais de um ambiente tóxico.

21 Jul 2022 - 16h27 | Atualizado em 21 Jul 2022 - 16h27
Saiba como identificar os sinais de um ambiente tóxico de trabalho Lorena Bueri

Para muita gente, o trabalho pode ser como uma segunda casa. Uma pessoa passa a maior parte de suas horas acordada dedicada às suas tarefas. Seus colegas de instituição e equipe podem provavelmente ser as pessoas com quem alguém mais interage em sua vida, depois da família ou de um cônjuge.

No entanto, é impossível ser eficaz e sentir-se realizado em um ambiente de trabalho tóxico. Mesmo que trabalhe em casa, um local negativo pode transcender as paredes físicas. As qualidades intangíveis que fazem do trabalho um lugar saudável ou não saudável podem impactar tudo, desde a vida pessoal e saúde até a autoestima.

O aumento do estresse de trabalhar em um local disfuncional ou para pessoas tóxicas pode levar diretamente ao esgotamento do serviço, especialmente para novatos. Locais de trabalho recheados de toxicidade podem ser definidos como qualquer lugar em que as tarefas, a atmosfera, as pessoas ou qualquer combinação dessas coisas causam sérios transtornos no andamento da vida.

Esses transtornos podem gerar quaisquer tipos de sintomas físicos, incluindo noites sem dormir, sentir-se constantemente vigilante, palmas das mãos suadas e um batimento cardíaco acelerado. A professora da Universidade de Michigan, nos EUA, e especialista em comportamento humano Melody Wilding comentou a respeito dos danos. "Isso causa problemas nos mais diversos âmbitos, desde sua autoestima até as relações com as suas amizades", afirma Wilding.


Um ambiente de trabalho saudável melhora a produtividade. (Foto/Reprodução/PRS)


São alguns indicadores sólidos de que alguém está trabalhando em um ambiente tóxico:

Doença do empregado

Ambientes de trabalho tóxicos levam ao esgotamento, fadiga e doença dos funcionários devido aos altos níveis de estresse que causam estragos em seus corpos. Se as pessoas estão doentes ou trabalhando doentes, isso é um sinal de um ambiente tóxico.

Lideranças Narcisistas

Os superiores ou chefes exigem que o subalterno sempre concorde com eles, diga que eles estão certos e sinta que estão acima das regras. Eles esperam que todos os outros sejam perfeitos enquanto podem atender a padrões mais baixos.

Pouco ou nenhum entusiasmo

Se os empregados normalmente parecem francamente miseráveis por estar trabalhando na empresa, pode-se assumir que o ambiente é tóxico.

Falta de comunicação ou comunicação negativa

As pessoas não recebem as informações necessárias para fazer a tarefa ou trabalham duro sem retorno positivo e sem reconhecimento.

Alta rotatividade

Quando o ambiente de trabalho não tem nada de bom a oferecer, exceto estresse e doenças, os colegas vão começar a buscar uma situação melhor. Caso seja notada uma alta taxa de rotatividade na empresa ou departamento, é importante tomar isso como um sinal de um local ruim.

Fofocas e rumores

Todo mundo parece estar por conta própria, e não há amizades genuínas entre os colegas de trabalho. Há muitas brigas internas e crises, bem como fofocas e rumores no local.

Uma vez que se leva tempo para encontrar um novo emprego e nem todos podem simplesmente sair dessa situação difícil imediatamente, ajuda a desenvolver maneiras de lidar com a disfunção até que se possa mudar de local: encontrar pessoas que se sintam da mesma maneira; fazer algo após o trabalho que pode ajudar a aliviar o estresse; criar listas para se manter ocupado; documentar tudo o que faz; melhorar a estratégia de saída.

Conhecer os sinais de um local de trabalho tóxico e como lidar com isso permitirá à pessoa que dê o próximo passo em seus termos e no seu tempo – para que o próximo emprego seja um lugar que realmente goste de trabalhar.

Foto destaque: Ilustração de pessoa triste enquanto trabalha. Reprodução/CTF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo