Bem Estar

Saiba como evitar exageros durante as ceias de fim de ano

Nutricionista dá dicas de opções saudáveis e saborosas

12 Dez 2022 - 14h25 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 14h25
Saiba como evitar exageros durante as ceias de fim de ano Lorena Bueri

As ceias de Natal e Ano Novo estão chegando e, com elas, muita comida, fartura e confraternização entre amigos e família. No entanto, é importante se atentar à alimentação no período, evitando, assim, uma mudança repentina na rotina alimentar.

Conforme a nutricionista Francyne Silva Fernandez, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Caiçara, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, é possível aproveitar uma celebração saborosa, com opções saudáveis.

Francyne destaca que alimentar a ideia de que é possível compensar os exageros não é o mais indicado. “Comer em excesso, mesmo em um curto período, pode causar uma série de problemas e desconfortos gastrointestinais, como azia, enjoo, dor e dilatação abdominal.”

Além disso, afirma a profissional, atrapalha o processo de fome e saciedade e, mais a longo prazo, pode desencadear colesterol alto e/ou diabetes. “É importante manter a alimentação saudável, inclusive nas comemorações de fim de ano. A alimentação tem que se manter de forma natural e normal, como de costume. É preciso tratar as ceias de Natal e Ano Novo como um jantar do dia a dia”, ressalta.

Outra recomendação da especialista é manter a atenção plena durante a alimentação, para um consumo equilibrado. “É fundamental comer devagar, mastigar bem os alimentos, sentir a textura de cada alimento, o sabor e olhar e sentir o cheiro. Tudo isso faz com que a gente coma menos, pois a atenção está totalmente voltada para o prato que está sendo consumido”, complementa.

Francyne também sugere uma entrada com nozes, castanhas, amendoim, pistache e amêndoa, oleaginosas típicas desta época do ano. Para o prato principal, uma montagem com folhas, legumes, proteínas como peixe e frango, carboidratos com baixo índice glicêmico (arroz integral, milho, inhame, por exemplo) e leguminosas (lentilha, grão de bico etc.). E, para a sobremesa, frutas. “Priorizar preparações caseiras, feitas com ingredientes naturais, temperos frescos e não industrializados também é uma boa pedida.”

Em relação ao consumo de bebidas alcóolicas, a nutricionista aconselha que seja intercalado com um copo de água, para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte. Também é possível trocar o álcool e o refrigerante por água aromatizada e sucos naturais.

Porém, caso não seja possível se controlar, o conselho da especialista do CEJAM é voltar o quanto antes para a alimentação rotineira. “Adequar o nível de água, retomar a rotina de horários para as refeições, treinos e sono são medidas necessárias para que o corpo volte ao seu estado normal”, finaliza.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo