Saúde

Saiba como cuidar da saúde bucal durante as festas de final de ano

Manter uma rotina de cuidados ao longo do período é fundamental para evitar o surgimento de problemas nos dentes

26 Dez 2022 - 10h50 | Atualizado em 26 Dez 2022 - 10h50
Saiba como cuidar da saúde bucal durante as festas de final de ano Lorena Bueri

Manter uma rotina de cuidados com os dentes durante todo o ano é fundamental para evitar cáries, tártaros, gengivites outros problemas. No entanto, durante as festas de final de ano, as comilanças aumentam e, simultaneamente, se tem a chegada das férias - que quebram a rotina, podendo interferir na frequência e forma correta de cuidados com o sorriso.

Pensando nisso, Letícia Rigo, consultora da GUM, marca especialista em produtos odontológicos, separou algumas dicas para cuidar da saúde bucal durante o período, garantindo um sorriso bonito nas fotos de família. Confira:

Cuidado com alimentos duros

Os pratos servidos nas festas de fim de ano são deliciosos, mas é preciso ter cuidado com o que se come. “Castanhas, nozes, e outros alimentos muito duros, podem ser nocivos pois aumentam o risco de fratura dental, principalmente em pacientes que possuem próteses e implantes nos dentes antagonistas, pois perdem parte da propriocepção na hora de mastigar e podem fazer uma força maior que o necessário”, afirma.

Frutas secas e cristalizadas com moderação

As frutas secas e cristalizadas possuem um grande fator cariogênico: São alimentos pegajosos e ricos em açúcares. O potencial de causar cárie das uvas passas, por exemplo, é considerado tão alto quanto de algumas balas açucaradas. “O melhor conselho para quem não abre mão desses alimentos, é caprichar na higienização depois de comer, a fim de remover os restos de frutas que podem estar nos dentes”, alerta.

Não esqueça de beber água

A água, além de cumprir vários papéis importantes no funcionamento do organismo como um todo, também é uma ótima aliada para a saúde bucal. “É importante ingerir de dois a três litros por dia para hidratar a cavidade oral e corporal, auxiliando na produção de saliva -- que, por sua vez, tem uma ação fundamental para controle de alterações de pH”.

Carregue sempre um kit de higiene bucal

Essa dica é básica e extremamente importante. “O principal objetivo do kit é garantir que as pessoas tenham uma limpeza excelente da cavidade oral, mesmo longe de casa. Ter à disposição a escova, o creme dental e o fio dental, faz com que seja mais simples realizar a higienização após se alimentar. Também é necessário manter a rotina de cuidados do ano todo”, finaliza.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo