Mundo Pet

Saiba como cuidar da higiene bucal dos seus pets

Cerca de 80% dos pets adultos (cães e gatos) são afetados por doenças orais, como a doença periodontal, e devem ter tratamentos da higiene bucal de forma similar a nós humanos. Veja como devemos cuidar dos nossos companheiros pets!

03 Nov 2022 - 08h26 | Atualizado em 03 Nov 2022 - 08h26
Saiba como cuidar da higiene bucal dos seus pets Lorena Bueri

Os  pets, assim como os humanos, também precisam cuidar da higiene bucal de forma ativa. Já que uma boa higiene oral, aliada com cuidados preventivos e especializados refletem na saúde regular e no bem-estar.

Uma das enfermidades mais frequentes entre cães e gatos é a doença periodontal, uma inflamação que atinge a região dos dentes por acumulo de placa bacteriana, e suas consequências vão muito além do mau hálito. A falta de higiene bucal pode causar disfunções orais, complicações sistêmicas, implicação das funções biológicas e pioramento de outras enfermidades pelo corpo.


Coreana recebe beijo de dois filhotes (Foto: Reprodução/wayhomestudio)


Por isso, o cuidado habitual e o acompanhamento veterinário regular são essenciais. Segundo estudos de caso da rotina clínica, as doenças periodontais afetam mais de 80% dos pets adultos, impactando dentes, gengiva, osso, cemento e ligamento periodontal.

Além da inflamação das doenças bucais ser dolorido, enquanto o organismo do pet tentar combater a infecção, são fabricadas substâncias denominadas imunocomplexos, que se alojam nos rins, elevando as chances do desenvolvimento de doenças renais.

A inflamação local permite que as bactérias, e outros integrantes do Reino Fungi e Monera,  entrem na corrente sanguínea e se hospedem em outros órgãos, causando ou agravando doenças como a bronquite,  artrite e a endocardite.

É possível diminuir esses problemas com certos cuidados. A escovação dos dentes é uma deles e aconselha-se ser feita diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana,  evitando assim o acúmulo do placa bacteriana, que se forma na gengiva cerca de 24 a 32 horas após a ingestão de alimentos. São essas bactérias que formarão os cálculos dentários, ou tártaro, como são  conhecidos popularmente, e a doença periodontal.

Como realizar a escovação dental?

Para que os nossos companheiros pets aceitem a escovação dentária com despreocupação, o certo é acostumá-los desde filhotinhos. As primeiras tentativas podem ser feitas com uma gaze umedecida ou com dedeiras, até que o pet se acostume. Depois a escova dental, adequada ao tamanho do pet, pode ser introduzida no seu habitual.

Uma dica de ouro  para acostumar os pets com a escovação é usar a recompensas positivas, assim eles passam a associar o momento da escovação com coisas divertidas como passeios, brincadeiras, elogios ou carinhos e, consequentemente, conseguem aturar a higienização com mais tranquilidade.

No entanto, cuidado: os pets não devem compartilhar os cremes dentais dos humanos, pois o flúor e o xilitol na quantidade contida nelas são tóxicos para os animais e podem provocar dores abdominais, náuseas, vômitos, letargia, danos no fígado e, até mesmo, convulsões. Enxaguantes bucais para humanos e outros produtos como bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio também são proibidos para os pets.

Como é realizado a escovação dental por especialistas?

A escovação é feita, de princípio, da mesma forma, porém, com equipamentos sofisticados e outras regalias para não prejudicar o nosso amiguinho.

No tratamento com médico-veterinário é possível preparar mousses, filme oral, lenços umedecidos com fármacos adequados para cada pet e com o sabor de preferência do paciente, porém, devem ser consumidos de forma complementar à escovação, pois somente ela é capaz de fazer a remoção dos resíduos alimentares e biofilmes bacterianos depositados diariamente na superfície dos dentes e gengiva.

No entanto, se o dono ajudar, cuidar da saúde bucal dos animais é tão importante e pode entrar facilmente na rotina. Exames clínicos realizados periodicamente é essencial, pois os sinais iniciais da doença periodontal são discretos e o dono pode demorar a perceber que algo não vai bem.

Quando a placa bacteriana está instalada é necessária a realização de um procedimento cirúrgico para sua retirada, restaurando a profundidade da gengiva e extraindo os dentes comprometidos – dói só de imaginar um pet ter que passar por isso.

 

Foto destaque:  Menina abaraçando cão e um gato Reprodução/freepic_diller

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo