Bem Estar

Saiba como a paixão age no corpo dos apaixonados

Neuropsicóloga explica como a paixão age no corpo dos apaixonados

19 Jan 2023 - 14h45 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 14h45
Saiba como a paixão age no corpo dos apaixonados Lorena Bueri

Você já parou para pensar em como a paixão age no corpo dos apaixonados? São sensações e até outros sentimentos envolvidos que se sentem quando se está apaixonado. De acordo com a Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, os sentidos e a origem etimológica da paixão em Aristóteles Patho, derivado de pathos, significa, segundo o mesmo dicionário, afecção e até doença. 

Portanto, segundo Dra Leninha Wagner, Aristóteles afirma que pathos é sinônimo de “paixão”, ambos os termos, em sentido amplo, significando um sofrimento passivo, estar apaixonado é em suma estar adoecido. Temos a tendência de idealizar o outro e corresponder a idealização do outro sobre nós, também.

"A paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão vem com prazo de validade. Existe um limite de tempo para a paixão.
Os seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses", disse. 

 Conforme a Dra. a paixão possui um "tempo de vida" longo o suficiente para que o casal se conheça. Existem algumas substâncias responsáveis pelo amor-paixão, a neuroquímica da paixão, produzida pelo cérebro,
traz comportamentos de engajamento na relação:

   • feniletilamina;
   • dopamina;
   • ocitocina.

Por fim, a especialista pontuou que a paixão usa o aparelho perceptual, ou seja, os cinco sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. Sendo a visão o primeiro e mais coercitivo sentido. Homens são mais visuais e mulheres mais auditivas. Por isso mulheres se maquiam, se enfeitam para seduzir. E homens desenvolvem boa lábia para conquistar.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo