Mundo Pet

Saiba como a música pode afetar seu pet

O Portal Correio trouxe a médica veterinária especialista Meire Silva para explicar os efeitos da música no comportamento de pets. Confira como canções podem afetar seu pet

09 Ago 2022 - 11h00 | Atualizado em 09 Ago 2022 - 11h00
Saiba como a música pode afetar seu pet Lorena Bueri

Quem tem pets em casa pode já ter observado mudanças de comportamentos quando há música no ambiente, e pode parecer apenas impressão mas especialistas confirmam que animais de fato reagem a canções. O 'Portal Correio' trouxe curiosidades e falou com especialistas sobre o efeito que a música tem em animais, principalmente em cachorros. Confira mais sobre o assunto:


As músicas também afetam seu pet! (Foto: Reprodução/Pixabay)


Música altera o comportamento do pet

A especialista Meire Silva, coordenadora do curso de medicina veterinária da Unipê, explicou mais sobre a forma como a música altera o comportamento de pets, "Quanto mais tranquila a música, mais relaxamento, e quanto mais agitada a música, mais alerta fica o animal. Portanto, cães e gatos gostam sim de ouvir rock e outros gêneros, porém, tudo vai depender do volume da música"

O efeito da música já foi detectado por meio de estudos, sendo utilizados inclusive em tratamentos terapêuticos para pets com problemas comportamentais, além de ser usado para acalmar os animais em ambientes que podem causar estresse, como banhos em pet shops e cirurgias. "Não se trata de palavras, mas sim do som que mexe com as emoções tanto de humanos como de algumas espécies de animais, como cães e gatos", explica Silva.

Cuidado com o volume!

Com o impacto importante da melodia e do volume nos animais, a médica veterinária atenta os tutores de pets para algo importante: a audição de animais é diferente da audição de humanos, portanto, ouvir música em alto volume pode causar danos a seu animal de estimação! Enquanto humanos tem a capacidade de escutar sons dentro da frequência entre 30 Hz e 20.000 Hz, cachorros escutam quatro vezes mais, desde 10.000 até 50.000 Hz, enquanto gatos tem a capacidade de escutar desde 30 até 65.000 Hz.

Portanto, a veterinária alerta que gêneros musicais mais intensos, como Rock, ou canções que contenham 'batidas' fortes e muitos instrumentos, podem causar um estranhamento ao pet, já que emitirá mais frequências. Neste caso, a recomendação é que o volume seja abaixado para preservar o conformo de seu animal.

Foto destaque: Cão com fones de ouvido. Reprodução/Banco de Imagem Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo