Saúde

Saiba como a ingestão de presunto pode fazer mal à saúde

O consumo em excesso de alimentos com alto teor de sódio pode gerar a retenção de líquido no corpo, podendo levar até a sintomas mais sérios, como ataques cardíacos e derrames.

14 Mai 2022 - 15h35 | Atualizado em 14 Mai 2022 - 15h35
Saiba como a ingestão de presunto pode fazer mal à saúde Lorena Bueri

O alimento é muito presente no café da manhã de todo brasileiro, mas o presunto pode ser um grande vilão para quem quer uma vida saudável. Isso porque o embutido, comprado em sua maioria das vezes já cozido e fatiado, pode gerar a retenção de liquido e assim prejudicar a saúde.

A maior parte do sabor do presunto vem do alto teor de sal que é utilizado no processo de cura. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 85 gramas de presunto curado contêm 830 miligramas de sódio.

A Associação Americana do Coração recomenda que adultos não consumam mais de 2.300 miligramas de sódio por dia, significando que a uma porção de presunto favorece mais de um terço da ingestão diária recomendada (IDR) do ingrediente.


Perna inchada (Foto: Reprodução/Divulgação)


Com a alta concentração de sódio, um dos sintomas que se nota depois de consumir presunto é a retenção de líquidos. Inchaço nos tornozelo, mãos e pés são alguns dos efeitos colaterais mais leves da retenção, mesmo que seja difícil tirar os anéis depois de uma refeição rica em sódio, o corpo geralmente consegue se livrar desse excesso algumas horas depois.

A retenção de líquidos pode, contudo, ser muito mais grave para pessoas com condições de saúde específicas, como em pessoas que possuem hipertensão arterial (pressão alta), aumentando ainda mais a pressão na corrente sanguínea e levando a um risco maior de ataques cardíacos e derrame. Além disso, pode causar também uma perda maior de cálcio dos osso, o que contribui para o desenvolvimento de sérios problemas de saúde óssea.

Mesmo que a maioria das pessoas sintam apenas um leve desconforto devido ao inchaço em algumas partes do corpo após a refeição com bastante sódio, é importante sempre se atentar a ter uma boa alimentação, para reduzir o risco de complicações futuras.

Sempre que ingerir qualquer alimento com alto teor de sódio, como o presunto, tenha moderação e tente combiná-lo com outros acompanhamentos que tem menos sal e que sejam ricos em potássio. Frutas e vegetais são ótimas fontes desse eletrólito que ajuda a combater o sódio no corpo. E sempre lembre-se de beber muita água, pois os líquidos podem eliminar o excesso de sódio no corpo.

 

Foto destaque: Presunto fatiado. Rperodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo