Esportes

STJD decide liberar o Campeonato Mineiro

Após suspensão do Campeonato Mineiro, devido a denúncias feitas por Betim, o Tribunal Superior de Justiça Desportiva autoriza o início do campeonato, mas sem todas os jogos disponivéis.

18 Jan 2023 - 10h40 | Atualizado em 18 Jan 2023 - 10h40
STJD decide liberar o Campeonato Mineiro Lorena Bueri

O Campeonato Mineiro vai ter início nesse fim de semana, mas não com todas as partidas. Nessa terça-feira (17) o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido de efeito suspensivo da Federação Mineira de Futebol (FMF), mas matem suspenso os jogos do Ipatinga. 

O presidente do STJD, Otávio Noronha, decidiu que a FMF está liberada para dar início a competição, mas os jogos do Ipatinga deverão ser adiados até que julgue os méritos em questão. 


Foto: Atual campeão mineiro, Atlético Mineiro, levantando a taça. Reprodução:Pedro Vilela/Getty Images


Sendo assim, 5 partidas estão confirmadas para o fim de semana e fica suspensa a estreia do Ipatinga que enfrentaria o Villa Nova, Minas Gerais. As partidas das primeiras rodadas são: 

Sábado
•Athletic x Tombense às 15h, no estádio Joaquim Portugal
•Atlético Mineiro x Caldense às 16h30, no Independência 
•Patrocinense x Cruzeiro às 19h, no Pedro Alves Nascimento

Domingo
• Pauso Alegre x América Mineiro às 18h30, no Manduzão

Segunda-feira 
• Democrata GV x Democrats SL às 20h30, no Mamudão 


Essa confusão toda com o Campeonato Mineiro se dá por conta que em setembro do ano passado, o Betim acionou o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), denunciando que o clube Ipatinga falsificou assinatura da carteira de trabalho de jogadores que disputaram o Módulo II do Campeonato Mineiro, competição de acesso ao Campeonato Mineiro. 

Em novembro o TJD instaurou um inquérito para investigar a denúncia, mas em dezembro, por unanimidade, a entidade decidiu extinguir os processos sob alegação de incompetência para julgamento. 

Devido ao recesso do TJD no fim do ano, Betim acionou o STJD reivindicando a marcação de uma sessão extraordinária ou a suspensão do Campeonato Mineiro, para que o time não seja prejudicado.

O julgamento foi marcado para o dia 19, dois dias antes do início da competição, mas nessa segunda-feira (16) a sessão foi antecipada. O pleno do TJD-MG manteve o Ipatinga na Primeira Divisão e decidiu não tirar pontos da equipe, mas o clube foi multado e suspendeu o seu presidente. 

O Módulo II de 2022 teve como campeão o time Democrata de Sete Lagoas e teve como vice-campeão o Ipatinga, ambos se classificaram para disputar o Campeonato Mineiro. Betim ficou em terceiro lugar, ficando um ponto atrás do Ipatinga, como o primeiro time fora da zona de acesso. Se o STJD entender que o Ipatinga merece perder os pontos de jogos, Betim fica com a vaga do mesmo e disputa a elite do Campeonato Mineiro. 

Novo formato 
A disputa esse ano do Campeonato Mineiro terá um novo formato. Ao invés de pontos corridos na primeira fase, agora os 12 clubes são divididos em 3 grupos, as equipes do enfrentam times de grupos diferentes. Os líderes de cada grupo e o segundo colocado geral vão para semifinais. A disputa da final era em jogo de ida e volta.

Foto destaque: Taça do Campeonato Mineiro. Reprodução: Mineirão/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo