Moda

SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos

Apesar de o cenário ainda ser muito desigual quando se refere à diversidade, a Semana de Moda de São Paulo, em uma edição que retoma espaço, trouxe lampejos de esperança na referência à diversidade de corpos.

21 Nov 2022 - 15h30 | Atualizado em 21 Nov 2022 - 15h30
SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos Lorena Bueri

A São Paulo Fashion Week (SPFW), principal semana de moda da América Latina, acabou no último domingo (20). Os desfiles trouxeram muitas novidades em tendências e tecnologia para as passarelas, porém, o que não podemos deixar de falar é o quanto a diversidade esteve presente nos desfiles dessa temporada. Com isso em mente trouxemos uma lista de marcas e modelos que mostrou esperança por mais diversidade no mundo da moda, e que estiveram presentes na 54ª edição da SPFW.

Rita Carreira


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos. (Foto: Gabriela Benati/Divulgação)


A modelo, de 27 anos, é considerada uma referência Plus Size e Negra. Com um verdadeiro símbolo de empoderamento, Rita defende a liberdade do corpo e a representatividade no mundo da moda há mais de 10 anos.

Na 54ª edição do SPFW, Rita entrou na passarela para 11 marcas, o número mais alto em sua trajetória em temporadas de moda até o presente momento. Em entrevista à revista Marie Claire, Rita comentou sobre a nova marca em sua carreira: “Eu tinha feito sete desfiles na última vez, agora são 11. Isso significa uma grande conquista profissional, um marco na minha carreira e acredito que na de muitas modelos plus size que possam vir a participar”.

Lettícia Munniz


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos (Foto: Divulgação/Gabriela Benati)


Modelo há cinco anos, Lettícia desfilou para 5 marcas, entre elas, a Misci e Bold Strap. “Isso significa mais mulheres se sentindo representadas, mais pessoas entendendo que não tem nada de errado com seus corpos, que somos lindas e merecemos ser celebradas e estarmos em todos os lugares”, defende. “É muito nítido quando se vê os desfiles. Espero que este seja um momento para todas as marcas verem que, representatividade importa, e é muito maior que a moda: é sobre as pessoas terem o direito de se vestir”, completa Lettícia, em entrevista à Marie Clarie.

Raphaella Trastke


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos (Foto: Divulgação/Instagram)


Presente em 4 marcas na passarela, a modelo de 27 anos soma dez anos de experiência como modelo. Raphaella desfilou para as marcas Rocio Canvas, Another Place, Sold Strap e Ta Studios. Questionada sobre a diversidade nas passarelas, Raphaella comentou: “Vejo no backstage a vontade real dos estilistas de colocar corpos inclusivos na passarela, isso faz toda diferença para gente. Não é só cumprir tabela. Estamos lá para representar e se sentir parte daquilo”.

Marcelle Bittar


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos (Foto: Divulgação/Instagram)


Veterana nas passarelas e modelo desde os 17 anos, Bittar retorna após cinco anos longe dos desfiles. No auge dos 40 anos, ela desfilou no SPFW para marcas como Misci, Lenny Niemeyer e Patricia Viera. “Essa volta das mulheres maduras, digamos assim, é interessante e muito legal. É um público no mundo da moda. Essa inclusão é perfeita. É difícil se aposentar”, comenta em entrevista.

Sam Porto


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos (Foto: Divulgação/Gabriela Benati)


Foi o primeiro homem transgênero a desfilar na SPFW. Sam ganhou destaque após desfilar na temporada passada com um pedido de respeito às pessoas trans, escrito "no corpo". De volta ao evento, como um dos principais modelos da temporada, Sam desfilou para as marcas Ellus, Another Place, Bold Strap e Martins.

Bárbara Britto


SPFW: Passarelas são tomadas pela diversidade levada por marcas e modelos (Foto: Divulgação/Gabriela Benat)


Mulher trans e um dos destaques da SPFW, Bárbara foi uma das modelos da Bold Strap, que levou representatividade para as passarelas. Bárbara começou sua carreira na moda pelo Projeto Periferia Inventando Moda, além de ter participação na Casa de Criadores e no programa TV Born to Fashion, no canal E.

A 54ª edição ainda contou com nomes como Dandara Queiroz, Emilly Nunes, Giulia Dias e Juliana Santos.

FotoDestaque: Dandara Queiroz, descendente de Tupis:Reprodução/Gabriela Benati/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo