Esportes

SAF: entenda o formato que cresce no futebol brasileiro

O formato clube-empresa revolucionou o futebol no Brasil. Entenda o que muda, as diferenças, benefícios e obrigações envolvidas no processo. Compreenda as especificidades desse tipo de companhia nascido em 2021.

02 Set 2022 - 22h53 | Atualizado em 02 Set 2022 - 22h53
SAF: entenda o formato que cresce no futebol brasileiro Lorena Bueri

Antes de tudo, a sigla: SAF significa Sociedade Anônima de Futebol, e consiste basicamente em um tipo específico de empresa, idealizado pelo Congresso em agosto do ano passado, tudo muito bem organizado e oficializado por meio da Lei 14.193/2021. Ainda é influenciado pela própria legislação que os times de futebol passem da associação civil que não possui fins lucrativos a esse tipo de associação empresarial. 

A lei responsável pela manutenção desse processo ficou conhecida como Lei SAF, e seu papel é de incentivar a mudança do cenário geral do futebol para o formato clube-empresa, extremamente organizado e que possui suas normas de governo, normas de controle e também possui meios de financiamento próprios para as atividades que envolvam o esporte. 


777 Partners, responsáveis por tornar o Vasco uma SAF. (Reprodução/Vasco Notícias).


Como abrir uma SAF?

Os times podem ser diretamente fundados com essa estrutura, podem ser convertidos ou ainda podem compartilhar seus ativos de futebol para a empresa. Um exemplo grande e recente é Ronaldo com o Cruzeiro. 

 

O que muda?

Com a SAF, agora existe a possibilidade de venda total ou parcial do futebol para novos donos, de empresários à Bolsa de Valores. Apesar de comum na Europa, ainda não aconteceu no Brasil.

Presidente e dono, qual a diferença?

De maneira parecida à política, o presidente de um clube possui mandato, com direito a reeleições e vices, tendo o comando do clube de forma temporária e não remunerada. Já o dono é proprietário e pode tomar decisões até o dia que decidir vender o clube. 

Como é a gestão?

O clube passa a ter uma estrutura profissional formada por especialistas em determinadas áreas:

  • CEO (chief executive officer) ou diretor-geral
  • CFO (chief financial officer) ou diretor financeiro
  • CLO (chief legal officer) ou diretor jurídico
  • CMO (chief marketing officer) ou diretor de marketing
  • Diretor de futebol

Foto destaque: 777 Partners, responsáveis por tornar o Vasco uma SAF. (Reprodução/Vasco Notícias)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo