Notícias

Rússia vai interromper fornecimento de gás à Finlândia

Estatal finlandesa de energia não aceitou pagar pelo gás natural russo em rublos, como passou a exigir o governo Putin desde que sofreu sanções econômicas do país

20 Mai 2022 - 14h59 | Atualizado em 20 Mai 2022 - 14h59
Rússia vai interromper fornecimento de gás à Finlândia Lorena Bueri

A empresa russa Gazprom notificou à Finlândia que deixará de enviar gás natural ao país a partir da manhã deste sábado (21), anunciou nesta sexta-feira (20) a estatal finense de gás Gasum. Isso ocorreu porque Gasum se recusou a remunerar à Gazprom Export em rublos que a Rússia pediu aos países europeus.

"É muito lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato tenha sido interrompido", afirmou o presidente-executivo da Gasum, Mika Wiljanen, em comunicado.


Logo da Gazprom em coluna em unidade de processamento de gás na região de Amur. (Foto: Reprodução/UOL/MAXIM SHEMETOV/REUTERS)


“Mas, estamos nos preparando cuidadosamente para essa situação e, enquanto não houver interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses”. Continuou ele

Gasum enfatizou que continuará a fornecer gás a clientes finês de outras fontes através de um gasoduto "Balticconnector" que liga a Finlândia e a Estocolmo. Gasum advertiu nesta quarta-feira (18) que a Rússia pode cortar o fornecimento de combustível devido à disputa sobre o pagamento do rublo.

A maior parte do gás usado na Finlândia vem da Rússia, mas esse produto representa apenas cerca de 5% do consumo anual de energia do país. A Gazprom não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Assim como a Suécia, a Finlândia manteve sua política histórica de neutralidade militar entre o Ocidente e Moscovo, mas os dois países abandonar essa estratégia após a invasão russa da Ucrânia não-euro-atlântica.

Espera-se que o processo de adesão leve menos de um ano. Mas Helsinque e Estocolmo ainda enfrentam resistência da Turquia. Isso ocorre porque eles exigem a aprovação unânime dos estados membros para ingressar na organização. O presidente da Russia Vladimir Putin disse que não considera a adesão dos dois países escandinavos à Otan como uma “ameaça”, mas alertou que a resposta de Moscou dependerá da presença militar da aliança militar em seus territórios.

Foto Destaque: Bandeiras dos países, Rússia e Finlândia lado a lado. Foto: Reprodução/Poder360/Ighor Nóbrega

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo