Notícias

Rússia negociará prorrogação do acordo para escoamento de grãos da Ucrânia

Ministro das Relações Exteriores da Rússia tratará do tema com o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, na próxima semana; pacto de escoamento pelo Mar Negro está próximo de expirar

18 Abr 2023 - 20h28 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 20h28
Rússia negociará prorrogação do acordo para escoamento de grãos da Ucrânia Lorena Bueri

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, irão discutir em Nova York, EUA, na próxima semana a negociação de exportação de fertilizantes e grãos no Mar Negro da Ucrânia, faltando apenas algumas semanas antes de expirar o pacto, a não ser que as demandas russas em relação ás suas próprias exportações sejam atendidas.

O ministro deve comandar duas reuniões do Conselho de Segurança da ONU enquanto a Rússia ocupa a presidência do órgão de 15 membros em abril. Já Vassily Nebenzia, embaixador russo da ONU, disse que o ministro Lavrov e a maior parte de sua delegação irão receber vistos dos Estados Unidos para a viagem a Nova York.

Nebenzia afirmou que também se encontrará com Antonio Guterres. A Rússia advertiu que a concepção para a negociação que permite a exportação segura em tempos de conflitos de fertilizantes e grãos dos portos ucranianos do Mar Negro após o dia 18 de maio “não são tão boas”


Navios aguardam inspeção sob a Iniciativa de Grãos do Mar Negro. (Foto: Reprodução/Reuters)


"Claro, ele falará sobre isso durante sua reunião bilateral (com Guterres)", disse o embaixador a jornalistas. "Nada está se avançando, esforços estão sendo feitos, mas infelizmente são infrutíferos para nós.”  Afirmou o embaixador se referindo às tentativas da ONU de ajudar a facilitar as próprias exportações.

A negociação foi mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas em julho do ano passado para ajudar a combater uma crise alimentar mundial, que de acordo com autoridades da ONU, só piorou após a invasão da Ucrânia, conflito esse sendo considerado o mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial.

O acordo foi prorrogado em novembro, e em março deste ano, a Rússia só renovou o acordo por pelo menos 60 dias. Menos da metade do período pretendido. Rússia disse que só será considerado uma nova prorrogação se houver várias demandas em relação às suas próprias exportações forem atendidas.

Foto destaque: Rússia. Reprodução/Submarino.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo