Notícias

Rússia multa TikTok e Twitch por ‘propaganda LGBT’ e ‘fake news’ da guerra

Kremlin vem tendo um longo conflito com grandes empresas de tecnologia, marcada por diversas penalidades sobre conteúdos, exigências de armazenamento de dados e proibições permanentes

05 Out 2022 - 11h06 | Atualizado em 05 Out 2022 - 11h06
Rússia multa TikTok e Twitch por ‘propaganda LGBT’ e ‘fake news’ da guerra Lorena Bueri

A Rússia multou o TikTok, nesta terça-feira (4),  por não excluir conteúdos que vão contra as leis russas sobre “propaganda LGBT”. Da mesma forma, também puniu a Big Tech Twitch após transmissão de uma entrevista com uma autoridade ucraniana, em que o governo russo afirma conter informações falsas sobre a guerra com a Ucrânia.

Segundo o Tribunal Distrital de Tagansky de Moscou, o TikTok, pertencente a TI ByteDance, sediado em Pequim, foi multado em 3 milhões de rublos (cerca de R$ 262 mil). A punição se deu, conforme a acusação, por promoção de “valores não tradicionais, LGBT, feminismo e uma representação distorcida de valores sexuais tradicionais” por parte da Big Tech.


Rússia multa Twitch em 4 milhões de rublos por entrevista feita com o conselheiro ucraniano, Oleksiy Arestovych  (Foto: Reprodução/Olhar Digital)


No caso do Twitch, que é posse da Amazon, a multa de 4 milhões de rublos (R$ 349 mil) foi resposta à uma entrevista feita com Oleksiy Arestovych, o conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na qual o governo russo afirma haver “fake news” sobre a “operação militar especial” na Ucrânia. No início deste ano, a Twitch já havia recebido uma multa de cerca de 3 milhões de rublo, pelo governo russo, por conta de outra entrevista, também com o conselheiro ucraniano Arestovych.

As empresas penalizadas não se manifestaram publicamente sobre o ocorrido. Mas a agência de notícias russa, Interfax, informa que o TikTok busca na Justiça que o processo seja encerrado.

Em março, após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, sancionou uma lei que proíbe questionar suas forças armadas, ou divulgar informações que o governo considere falsas sobre as ações do país no exterior, com pena prevista de 15 anos de prisão.

 

Foto destaque: TikTok é multado pela Rússia por "propaganda LGBT". Reprodução/GCN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo