Notícias

Rússia intensifica ataques com mísseis contra a Ucrânia na véspera do dia da vitória

Na noite do último domingo (07) e na madrugada destra segunda-feira, o exército russo aumentou os ataques a cidades ucranianas, principalmente na capital Kiev e na cidade de Bakhmut, na qual pretende dominar por completo ainda essa semana.

08 Mai 2023 - 09h02 | Atualizado em 08 Mai 2023 - 09h02
Rússia intensifica ataques com mísseis contra a Ucrânia na véspera do dia da vitória Lorena Bueri

Um ataque em massa de mísseis disparados por drones pela Rússia, no fim da noite e madrugada de segunda-feira, atingiu diversas cidades da Ucrânia, causando destruição e mortes, entre elas na capital Kiev e Bakhmut, sendo essa última a cidade na qual a Rússia pretende tomar o controle ainda essa semana.

Em outra cidade, na região de Odessa, que fica perto da capital e perto do mar negro, mísseis atingiram um depósito de alimentos na região portuária da cidade.

Ao todo, foram 16 ataques feitos por drones, 61 ataques aéreos com mísseis e 52 salvas de foguetes foram lançados pelas forças russas. Esses ataques visaram as principais cidades ucranianas, como Kherson, Kharkov e Mykolaiv, além da capital Kiev. Segundo informações oficiais do governo da Ucrânia, 35 drones de fabricação iranianas foram lançados pela Rússia.

Os bombardeios russos danificaram de forma importante a distribuição de energia elétrica a estas cidades atingidas. Um ataque cibernético também foi lançado na manhã desta segunda-feira, porém, sem muito efeito, segundo ainda informações ucranianas.

No sábado (06), o exército ucraniano lançou um ataque a 8 depósitos de armas russas, nos territórios ocupados pela Rússia. Neste depósito, além de armas, tinham munições e computadores militares importantes.


Míssil atinge porto de Odessa, perto da capital Kiev na Ucrânia (Foto: Reprodução/Twitter)


O que é o dia da vitória para a Rússia:

No dia 09 de maio de 1945, a então União Soviética obteve uma importante vitória contra o exército alemão, de Adolf Hitler, em Berlim. A assinatura da rendição alemã se deu no início da madrugada do dia 09, marcando assim a data da vitória e o início da derrocada da Alemanha nazista. Esse episódio marcou o fim da segunda guerra mundial.

Porém a Ucrânia, e outros países que pertenceram a ex-URSS e que são hoje contra a Rússia, comemoram a data no dia 08 de maio, pois há discordâncias do horário assinado da rendição.

Em pronunciamento na televisão, o presidente Ucraniano Zelenski comparou a invasão russa à ocupação nazista dos guetos, na segunda guerra mundial.  

Esses novos ataques russos ocorrem na antevéspera e na véspera de um dos feriados mais importantes na Rússia. O governo de Vladmir Putin costuma usar a data para, além de celebrar o marco, mostrar sua força, com um desfile em praça pública das 3 forças militares, valorizando as figuras do passado, como Lênin e Stálin, e demonstrando seu poder no presente, apresentando armas, como mísseis nucelares e outras tecnologias.

Nos últimos anos, 2022 e 2023, no qual foi comemorado durante a guerra contra a Ucrânia, o governo russo usa a data como forma de propaganda para justificar o conflito, pois segundo a Rússia, o objetivo é desnazificar a Ucrânia, como foi feito em 1945 na Alemanha.

Foto destaque: Caças russos atacam a capital Kiev. Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo