Notícias

Rússia e Ucrânia trocam acusações em relação a explosões em usina nuclear

A maior usina nuclear da Europa, a usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia foi bombardeada na noite dessa segunda-feira, e russos e ucranianos estão trocando acusações para definirem o país culpado.

16 Ago 2022 - 16h58 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 16h58
Rússia e Ucrânia trocam acusações em relação a explosões em usina nuclear Lorena Bueri

Na noite desta segunda-feira (15), novos bombardeios foram registrados na Ucrânia, agora em depósitos de munição próximos à maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul do país e próxima à região da Criméia. Autoridades de ambos os países trocaram acusações sobre quem é o responsável pelo ataque. O órgão de vigilância nuclear mundial enfatizou que se os combates na região da usina não pararem, o mundo corre o risco de sofrer um enorme desastre. 

Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse em uma entrevista nesta terça-feira (16), que as explosões foram causadas pelos russos para que eles conseguissem roubar e desviar a energia da usina e mandarem para a região da Crimeia, onde eles ocupam no momento. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede por mais sanções à Rússia, agora com foco no setor nuclear do país. “Se agora o mundo não mostrar força e determinação para defender uma usina nuclear, isso significará que o mundo perdeu.” afirmou o presidente ao enfatizar a importância da união das nações para superar essa batalha.

Usina nuclear de Zaporizhzhia durante bombardeio (Foto: Reprodução/Carta Capital)

Vladimir Rogov, um funcionário russo que está em Enerhodar, cidade da Ucrânia que fica próxima da usina nuclear de Zaporizhzhia, disse que 25 ataques de artilharia pesada atingiram áreas residenciais próximas à usina em duas horas. Além disso, a Interfax, agência de notícias russa, reforçou a fala de Vladimir Rogov dizendo que as forças ucranianas foram as responsáveis por abrir fogo com explosões próximas da usina.

O Ministério de defesa da Rússia disse que apesar das explosões, não foram relatadas mortes e nem feridos em estado grave. Ainda assim, nem a Ucrânia nem a Rússia confirmaram ou negaram o envolvimento nas explosões que aconteceram na usina nuclear de Zaporizhzhia, ao sul da Ucrânia, os dois países estão buscando argumentos para culpar o outro até que alguma prova se mostre definitiva.

 

Foto destaque: Usina nuclear de Zaporizhzhia (Foto: Reprodução/Jovem Pan)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo