Esportes

Rússia deve discutir com EUA troca de prisioneiros para libertar Griner

Chanceler russo afirmou que Moscou vai marcar uma ligação e debater com o governo americano a troca de prisioneiros. Atleta americana continua detida na Rússia.

29 Jul 2022 - 14h35 | Atualizado em 29 Jul 2022 - 14h35
Rússia deve discutir com EUA troca de prisioneiros para libertar Griner Lorena Bueri

Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou nesta sexta-feira (29), que deve conversar nos próximos dias com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, para tratar da possível troca de prisioneiros entre os países. O governo americano está propondo a troca de Viktor Bout, traficante de armas russo que foi condenado há 25 anos em uma prisão federal nos Estados Unidos, por dois norte-americanos detidos na Rússia: a jogadora de basquete Brittney Griner e o ex-militar Paul Whelan.

Lavrov e Blinken, não conversam desde o início da invasão russa na Ucrânia, mas a pressão pela liberação dos prisioneiros pode mudar isso. O chanceler russo afirmou a jornalistas que as negociações sobre o ex-militar iniciaram em 2021 durante uma cúpula em Genebra.  Nessa ocasião, os presidentes Vladimir Putin e Joe Biden concordaram em designar autoridades para conversarem sobre o caso.


Anthony Blinken e Sergey Lavrov, devem iniciar conversas para troca de prisioneiros. (Crédito: Saul Loeb/Reuters)


Griner, de 31 anos, renomada jogadora de basquete americana, com duas medalhas de ouro olímpicas, jogaria nessa temporada na liga de basquete da Rússia. Ela foi presa pela alfândega russa por estar carregando capsulas de vaporizador contendo maconha e afirmou perante o tribunal que não sabe como as capsulas surgiram na sua bagagem, mas ressaltou que tem uma receita médica que lhe permite o uso da droga para efeitos de saúde por causa de dores provocadas pelo exercício físico. Ela se diz culpada, mas sem ter a intenção criminosa ao entrar com a maconha no país. A lei russa estabelece que a punição para porte de drogas, pode chegar até 10 anos de prisão.

Em 2020, Paul Whelan, executivo americano do Michigan, foi condenado a 16 anos de prisão na Rússia sob a acusação de espionagem. A família e o prisioneiro americano, mantém a declaração de inocência e as autoridades norte-americanas consideram as acusações de espionagem falsas. Por outro lado, a Rússia, vem expressando nos últimos anos o interesse na libertação do traficante de armas Viktor Bout, conhecido como “O Mercador da Morte”.

Foto destaque: A jogadora de basquete Brittney Griner continua presa na Rússia. Crédito: Evgenia Novozhenina/Reuters 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo