Notícias

Rússia deixará a Estação Espacial Internacional após 2024

Governo russo anuncia sua saída do projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) após 2024, quando acabar o seu acordo. A NASA ainda não recebeu nenhum pedido oficial dos russos.

3 min de leitura
26 Jul 2022 - 16h01 | Atualizado em 26 Jul 2022 - 16h01

A Rússia anunciou que vai se retirar do projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) após 2024, quando tiver cumprido suas obrigações estabelecidas previamente. O recado foi realizado, nesta terça-feira (26), pelo novo chefe da agência espacial russa, Yuri Borissov.

 "Sem dúvida, cumpriremos todas as nossas obrigações com nossos parceiros. Mas a decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, discursa Borissov em reunião com o presidente Vladmir Putin, transmitida para as mídias.

O governo russo planeja elaborar o seu próprio projeto espacial. "Acho que, a essa altura, começaremos a formar a estação orbital russa", disse.

A Estação Espacial Internacional, um modelo de cooperação mundial existente à décadas, vai sentir a saída da Rússia e mostra o deterioramento das relações com o governo de Putin. A retirada da Rússia tem muita relação com a tensão gerada com o EUA e a Europa, por conta da Guerra na Ucrânia.


    Astronautas russos na Estação Espacial Internacional (ISS)  (Foto:Russian Space Agency Roscosmos/AFP)


Apesar disso, a Rússia ainda não comunicou oficialmente a NASA sua intenção de deixar a estação espacial no fim de 2024, de acordo com a fala de um alto funcionário da agência dos EUA à Reuters.

A diretora da estação espacial da NASA, Robyn Gatens, revelou ainda não ter recebido nenhum comunicado que oficialize esse acordo. "Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial", disse.

A origem da Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS) foi idealizada como um projeto que simbolizasse a união entre os países, um marco de paz pós-Guerra Fria. A estação segue um formato cooperativo comandado pelas agências espaciais dos EUA, Europa, Rússia, Japão e Canadá.

Está em órbita a mais de 20 anos, com o intuito de desenvolver pesquisas científicas no espaço, envolvendo gravidade zero e teste de equipamentos que futuramente possam ser utilizados. 

A saída da Rússia da ISS, demonstra um agravemento na tensão das entre a Rússia com os outros países, por conta do conflito na Ucrânia. Assim causando uma fissura no projeto que representa uma união pós-Guerra Fria, em prol da ciência.

 

Foto Destaque: Estação Espacial Internacional em órbita. Reprodução/NASA/via Reuters

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo