Notícias

Rússia anuncia cessar-fogo parcial; Ucrânia adia retirada de civis de Mariupol

A Rússia declarou um "cessar-fogo parcial" de 5 horas, no entanto, segundo a prefeitura de Mariupol, a retirada dos habitantes da cidade foi adiada devido a múltiplas violações russas do cessar-fogo

05 Mar 2022 - 11h30 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 11h30
Rússia anuncia cessar-fogo parcial; Ucrânia adia retirada de civis de Mariupol Lorena Bueri

A Rússia declarou um "cessar-fogo parcial" de 5 horas, e disse que seu Exército pararia ataques "localizados" neste sábado(5). No entanto, a prefeitura de Mariupol, informou que a retirada dos habitantes da cidade foi adiada devido a múltiplas violações russas do cessar-fogo.

A retirada de civis, deveria começar antes do meio-dia no horário local, "foi adiada por razões de segurança" porque as forças russas "continuam bombardeando Mariupol e seus arredores", afirmou a prefeitura em um grupo do aplicativo no Telegram.

De acordo com a RIA, agência russa de notícias, os civis de Mariupol poderiam deixar a cidade e suprimentos e medicamentos poderiam chegar até lá durante esse período de cinco horas. Pouco tempo depois, o conselho de Mariupol disse que a Rússia não estava respeitando a trégua ao longo de todo o corredor humanitário. A delegação se posicionou informando que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano.


Refugiados ucranianos empurram portão na fronteira para entrar na Polônia (Foto: Reprodução Reuters)


Segundo informações do prefeito de Mariupol , o cessar-fogo permitiria realizar a restauração da infraestrutura destruída pelos bombardeios. O conselho de Mariupol disse também que os civis poderiam seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e usar seus próprios carros., como também os ônibus especialmente os com rotas organizadas.

Após a segunda rodada de negociações que ocorreu na quinta-feira(3) entre as delegações de Rússia e Ucrânia,  foi acordo a criação de corredores humanitário, para entrada de mantimentos e retirada de civis, o possível cessar-fogo, entre outra reunião.

Os corredores humanitários são faixas que estão instaladas em determinadas regiões, ali, não deveria haver confrontos ‘temporariamente’, porém a Rússia, segundo informações da prefeitura de mariupol, não vem respeitando o então acordo.

Desde que o presidente o presidente da Rússia Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o exército russo bombardeou várias cidades da Ucrânia e matou centenas de civis. Eles também atacaram a maior central nuclear da Europa, provocando um incêndio que gerou o temor de uma nova catástrofe nuclear como a de Chernobyl em 1986.

Em 10 dias de invasão, as tropas russas conquistaram o controle de duas cidades importantes, como Berdiansk e Kherson, na costa do Mar Negro, sul da Ucrânia.

Foto Destaque: Pontos que indicam os corredores humanitário/ Reprodução G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo