Com a valorização do movimento wellness e das conversas sobre autocuidado, a rotina de skincare se torna cada vez mais presente na vida das pessoas: o ato de limpar bem a pele, hidratar, usar máscaras faciais e não perder um dia de protetor solar se tornou bastante comum, principalmente após do período de isolamento social. Na maioria das vezes, entretanto, todo amor e carinho é dedicado ao rosto e a região do colo e do pescoço é esquecida.
A pele abaixo do nosso queixo é tão delicada e sensível quanto a do rosto e fica igualmente exposta, tornando-se suscetível ao envelhecimento precoce, com o aparecimento de rugas e flacidez. "Essas regiões são mais castigadas pela exposição solar, já que muitas vezes esquecemos de aplicar protetor solar nelas. Também são áreas que ressecam com mais facilidade por conta do contato diário com a poluição e o atrito com acessórios, roupas e toalhas, por exemplo", afirma Geisa Costa, dermatologista e diretora clínica da Art Beauty Center.
Mulher hidratando a região do pescoço (Foto: Reprodução/Divulgação)
"Além disso, essa região contém menos glândulas sebáceas do que o rosto, que é por onde a recuperação da pele se inicia. Por isso, é mais sensível e pede um cuidado especial", acrescenta Alessandro Alarcão, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É exatamente por isso que alguns tratamentos comuns realizados no rosto, como peelings mais intensos, não são indicados para essas áreas.
Então, para criar uma rotina de cuidados para essas regiões recomenda-se começar do básico, olhando para o colo e para o pescoço toda vez que for fazer seu ritual de skincare. Ao aplicar hidratante e protetor solar no rosto, por exemplo, estenda o cuidado para essas regiões também. "De maneira geral, bons ativos são o ácido glicólico e os derivados de retinol, que fazem a hidratação e a renovação da pele", aponta Alessandro.
Segundo Geisa, ingredientes os quais ativam a produção de colágeno, como a vitamina C e o zinco, também são excelentes sugestões. Alguns procedimentos seguros, como o CoolSculpting, o Plasmage, o Fotona e o ultrassom microfocado, são indicados para ajudar a reduzir o aspecto de flacidez e melhorar o tônus da pele.
Foto destaque: mulher com a mão no pescoço (Reprodução/Divulgação).