Moda

Rosa-Choque: A cor dominou 2022 e promete ficar em alta

A história por trás da cor que dominou as passarelas da Valentino, subiu uma trend mundial, entrou nos assuntos mais discutidos no mundo da moda e promete continuar em alta em 2023.

27 Dez 2022 - 14h00 | Atualizado em 27 Dez 2022 - 14h00
Rosa-Choque: A cor dominou 2022 e promete ficar em alta  Lorena Bueri

Em parceria com a Pantone, o diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, fez toda a coleção de inverno da grife em Pink PP, cor essa, criada especialmente pela parceria. A tonalidade de rosa, meio magenta e meio rosa-choque, invadiu as passarelas naquela temporada de inverno 2022 da marca italiana.


A cor que dominou 2022 e promete ficar em alta nas próximas temporadas (Reprodução/Pinterest)


Não demorou muito para a cor se tornar um hit nas redes e, principalmente, nos tapetes vermelhos dos principais eventos entre as celebridades mundo afora. Dua lipa, Lizzo, Zendaya, Marina Ruy Babosa e Anitta estão na lista de algumas das celebridades que vestiram looks na cor feita sob medida pela marca italiana.

Muito se pergunta o que fez a cor ter virado essa sensação mundial. Dhora Costa, docente do curso de design de moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em entrevista à revista ELLE, diz acreditar que: “uma das razões do Pink PP ter virado sensação, seja uma vontade de ousar após a época mais crítica da pandemia de Covid-19. É uma cor alegre, que levanta, que traz para cima”, relata a professora.


A cor que dominou 2022 e promete ficar em alta nas próximas temporadas (Reprodução/Pinterest)


Uma outra forma de explicar o sucesso da tendência são os visuais dopamina, o que leva à combinação de outras cores complementares. O artigo “A Evolução do Rosa”, realizado pela Pantone, de Jane Boddy, contribuidora criativa da Pantone Color Institute da Europa, traz o relato dos efeitos que o rosa provoca em nosso humor e imaginário, sendo diferentes para cada tonalidade. “Como parente e descendente do vermelho, o rosa contém algumas características daquela cor, embora de uma forma mais sutil, enquanto os tons suaves e gentis de rosa têm um toque delicado e macio e os rosas florais perfumados promovem o bem-estar, os rosas doces são imbuídos de uma natureza mais divertida. Já os tons de rosa quente são alto astral, que nos energiza e eleva”, afirma Broddy.

A afirmação do sucesso se concretizou ainda mais com o lançamento do longa-metragem da boneca Barbie: “Era um filme muito aguardado, assim que fotos dos bastidores foram divulgadas, muita gente começou a emular os visuais da personagem interpretada pela atriz Margot Robbie”, comenta Dahora Costa.


A cor que dominou 2022 e promete ficar em alta nas próximas temporadas (Reprodução/Pinterest)


No mundo da moda, a trend Barbicore esteve em alta durante temporadas inteiras até a atualidade, e não para por aqui: a cor vai permanecer em alta por mais alguns meses de 2023, sendo uma das mais procuradas e utilizadas no dia a dia de muitos fashionistas como look completo, ou apenas uma peça na tonalidade que marcou todo um ano. “A cor atende a essas necessidades com grande entusiasmo. O rosa não pode deixar de encantar, trazendo uma resposta emocional positiva, estimulando os sentidos como nenhuma outra coisa. Há uma busca inconsciente por uma certa alegria, entusiasmos e uma certa esperança. O rosa passa tudo isso, e acho que é tudo o que precisamos nesse momento”, relata João Braga, professor de história da moda da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Foto Destaque: Desfile Valentino: Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo