Bem Estar

Ronco: conheça as causas e tratamentos para o ruído

Alguns fatores podem desencadear ou piorar o ronco, como dormir de barriga para cima, obesidade ou ingerir bebidas alcoólicas. Esse ruído ocorre quando a respiração é parcialmente obstruída durante o sono

3 min de leitura
18 Fev 2022 - 11h30 | Atualizado em 18 Fev 2022 - 11h30

O ronco é um som provocado por uma dificuldade para inspirar o ar, devido ao estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Nesse ato, o estreitamento complica a passagem do ar e com isso, é gerado uma vibração nas estruturas respiratórias. Esse ruído - o ronco - é considerado normal dependendo das posições que as pessoas dormem, de costas, por exemplo. Entretanto, quando esse ruído é grande e intenso pode ser indício de alguma outra doença.

Ademais, o ato de roncar pode, também, ser um sinal da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), distúrbio possivelmente grave que pode ser reconhecido pela sua parada respiratória que vai e volta diversas vezes durante o sono. O tempo desse transtorno pode ser de dez segundos nos adultos, e pode variar de dois a três segundos nas crianças. Além disso, essa doença prejudica a respiração e a qualidade do sono, o que pode ocasionar diversos sintomas, como sonolência, estresse e dificuldade em concentração.


Pessoa fumando. (Foto: Reprodução/GSK/VivaBem)


Qual a causa?
O ronco que notoriamente ocorre durante o sono, pode surgir por diversos motivos, como o relaxamento dos músculos da garganta e da língua, o que gera uma dificuldade na passagem do ar. Além disso, existem outras causas que podem induzir a esse som, entre elas estão:

Obstrução nasal;
Rinite e Sinusite;
Glândulas adenoides e amígdalas aumentadas;
Desvio de septo;
Queixo retraído, entre outros;

Outras ações como como ter obesidade, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, excesso de comida antes de dormir, calmantes ou remédios para dormir, dormir de barriga para cima e ter refluxo gastroesofágico, aumentam a probabilidade de roncar e podem funcionar como agentes de risco ou agravantes do problema.

Tratamento

Médicos e especialistas recomendam fazer atividades de exercícios físicos que fortaleçam a musculatura das vias aéreas, além de também contribuir para o combate da obesidade e menos o uso de remédios para dormir. Se o caso for mais complexo e o ruído for bem mais intenso e frequente, é essencial procurar ajuda de um médico geral ou de um especialista em pneumologia, para que esses profissionais possam identificar as  possíveis causas e conduzir ao tratamento correto.

 

Foto Destaque: Homem roncando. Reprodução/Kampus Production/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo