Saúde

Roncar durante o sono pode ser sinal de alerta para uma série de doenças

Saiba como evitar o ronco, descubra a ligação dos ruídos noturnos com a apneia do sono, que pode gerar de cansaço a Alzheimer e conheça métodos fáceis para evitar a doença.

24 Mai 2022 - 19h07 | Atualizado em 24 Mai 2022 - 19h07
Roncar durante o sono pode ser sinal de alerta para uma série de doenças Lorena Bueri

O ronco pode ser considerado “normal” socialmente, mas sua banalização é um perigo, pois o ronco pode significar uma série de doenças sérias e indicar um comprometimento da saúde como um todo ao prejudicar a qualidade do sono, que é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente.

O ronco compromete a qualidade de vida pois pode ser um forte indício de apneia do sono, uma pausa respiratória momentânea que acontece durante o sono e causa sonolência e cansaço durante o dia, uma má oxigenação do cérebro gerada pela apneia maximiza os riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e causar perdas de memória e Alzheimer quando dura por muitos anos.

Segundo estimativas, 25% dos homens e 15% das mulheres ronca ou apresenta apneia, a doença tem maior incidência em pessoas obesas e idosas.

Para as pessoas que possuem problemas relacionados ao ronco, esses sintomas também podem ser identificados em quem dorme com o paciente, visto que o ruído gerado pelo ronco prejudica a qualidade do sono no parceiro.


Homem roncando durante o sono (Foto: Reprodução/ Instituto do Sono)


Tratamento

O tratamento para apneia e ronco varia de acordo com as causas identificadas, caso o motivo seja obstrução nasal, geralmente são usados tratamento de rinite ou cirurgias de correção do septo nasal, já para pacientes que possuem amígdalas grandes a extração pode ser a recomendação mais adequada.

Se a razão for flacidez no céu da boca, é utilizado radiofrequência localizada e técnicas de enrijecimento. No entanto, especialistas alertam que dificilmente o ronco é causado por apenas um motivo, por essa razão é necessário um acompanhamento com médico especialista e exames diagnósticos.

Algumas dicas utilizadas juntamente com tratamento médico podem auxiliar a evitar o ronco como, dormir de lado, pode ajudar pois evita que a língua bloqueie parcialmente o fluxo de ar na garganta, parar de fumar, para melhorar a qualidade respiratória e reduzir o peso.

 

Foto Destaque: Homem roncando ao lado de sua esposa. Reprodução/Clínica de Otorrino e Otoneuro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo