Esportes

Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos após a Laver Cup

Uma das maiores lendas do tênis, Roger Federer declarou que irá se aposentar após a Laver Cup no fim deste mês. O suíço venceu 20 títulos de Grand Slam e mais de 100 troféus na carreira.

15 Set 2022 - 14h47 | Atualizado em 15 Set 2022 - 14h47
Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos após a Laver Cup Lorena Bueri

A lenda do tênis Roger Federer anunciou nesta quinta-feira (15) a aposentadoria das quadras aos 41 anos. O suíço disputará seu último torneio na Laver Cup nos dias 23 e 25 de setembro, que contará com nomes como Rafael Nadal e Novak Djokovic em um formato que coloca europeus contra o resto do mundo.

Em sua carta de despedida, Federer agradece ao esporte que proporcionou muitas vezes chegar ao topo e as dificuldades que fizeram parar a sua carreira: "Como muitos sabem, nos últimos três anos eu enfrentei muitas lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar em um nível totalmente competitivo. Mas eu conheço meu corpo e seus limites, e os sinais que ele vem me dando são claros. Estou com 41 anos, joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo e tenho que reconhecer que é a hora de encerrar minha carreira competitiva", disse a lenda.

A reta final de sua trajetória no mundo do tênis foi marcada por lesões e cirurgias que impediram o suíço se manter em alto nível. Seu último Grand Slam foi em Wimbledon, no ano passado, quando chegou até as quartas e foi derrotado pelo polonês Hubert Hurkacz. Depois disso, passou por uma cirurgia no joelho que o fez parar por mais de um ano e viu seu nome desaparecer do ranking ATP que contabiliza somente a campanha nos últimos 12 meses de torneios.


Aos 41 anos, Federer conviveu com cirurgias no joelho que aceleraram o processo de aposentadoria. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em toda sua carreira, Roger Federer somou 1.251 vitórias, 275 derrotas, 103 títulos e uma premiação acumulada de U$ 130,5 milhões. O suíço conquistou seis Abertos da Austrália, um Roland Garros, oito troféus de Wimbledon e cinco no US Open, totalizando 20 títulos de Grand Slam e ficando atrás apenas de Nadal (22) e Djokovic (21).

Federer deixa um legado como uns dos maiores do esporte, misturando elegância e profissionalismo numa época que a popularidade do tênis cresceu com enfrentamentos emblemáticos, em especial contra Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Foto Destaque: Roger Federer. Reprodução/Wimbledon

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo