Música

Rock in Rio é declarado patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro

A lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro nessa quarta-feira (16). O evento desse ano contará com nomes como Justin Bieber, Dua Lipa, Guns N’ Roses e Coldplay.

18 Mar 2022 - 17h00 | Atualizado em 18 Mar 2022 - 17h00
Rock in Rio é declarado patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro Lorena Bueri

O festival Rock in Rio foi declarado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro nessa quarta-feira (16). A lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em uma edição extra do Diário Oficial. A primeira edição do evento aconteceu em 1985, e desde então, já aconteceram vinte edições, incluindo em outros países.

O fato de trazer impacto cultural muito grande para a cidade foi um dos motivos da escolha do festival como patrimônio. Além de levar os maiores artistas do mundo ao palco, o Rock in Rio também incentiva o turismo no Rio de Janeiro. Muitos fãs costumam viajar de outras cidades para verem os ídolos de perto.


Em 2019 o evento atraiu 450 mil turistas e movimentou 1,7 bilhão, segundo a Secretaria de Turismo do RJ. (Foto: Reprodução/Claudia Martini/Futura Press/Estadão Conteúdo)


A última edição do evento foi em 2019 e teve uma pausa maior do que os tradicionais 2 anos por conta da pandemia do Covid-19. Agora o festival volta para a edição de 2022. Os shows estão marcados para os dias 2,3,4,8,9,10 e 11 de setembro. Grandes artistas internacionais e nacionais já foram confirmados, como Justin Bieber, Demi Lovato, Coldplay, Camila Cabello, Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora, Avril Lavigne, Ivete Sangalo, Iza, Alok, entre outros.

A venda dos ingressos será aberta oficialmente no dia 5 de abril, às 19h pelo site rockinrio.ingresso.com. O valor da entrada será R$ 625,00 (inteira) e R$ 312,50 (meia). Para pessoas com cartão Itaú ou que integram o Rock in Rio Club a pré-venda dos ingressos foi aberta nessa quinta-feira (17) e esgotou em menos de 24h.

Novidades para a edição de 2022

A organização do festival intitulou o dia 11 de setembro como o ‘’Dia Delas’’. Esse dia será reservado exclusivamente as artistas femininas. No Palco Mundo se apresentarão Dua Lipa, Ivete Sangalo, Rita Ora e Megan Thee Stallion. Já o Palco Sunset contará com Liniker, Luedji Luna e uma homenagem a Elza Soares com participações de Mart’nália, Alcione e Gaby Amarantos.


Rock In Rio terá um dia exclusivo para artistas femininas (Reprodução/Twitter)


O Rock in Rio também promoverá um encontro de gerações no festival. Roberto Medina, idealizador do evento, fez o anúncio nessa quinta-feira (17). No dia 9 de setembro artistas que estavam na primeira edição do evento, em 1985, se juntarão aos artistas contemporâneos para um show especial intitulado ‘’1985: A Homenagem’’. O espetáculo contará com Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença, Pepeu Gomes, Luísa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser.

 

Foto destaque: Queima de fogos no Rock in Rio. Reprodução/Getty Images/Wesley Allen

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo