Tech

Robô realista discursará na câmara alta do parlamento do Reino Unido

Pela primeira vez uma robô “artística” fará um discurso no parlamento britânico. Ai-Da, é uma robô realista capaz de criar desenhos, pinturas, esculturas e até poesias.

10 Out 2022 - 10h31 | Atualizado em 10 Out 2022 - 10h31
Robô realista discursará na câmara alta do parlamento do Reino Unido Lorena Bueri

Amanhã, dia 11, a câmara alta do parlamento do Reino Unido receberá uma oradora inusitada, trata-se de um robô realista, nomeada de Ai-Da, desenvolvido por pesquisadores das Universidades de Oxford e de Birmingham. Pela primeira vez um robô discursará no parlamento britânico.

Criada em, 2019, Ai-Da é a primeira robô humanoide ultra-realista artista do mundo. Nomeada em homenagem à matemática do século XIX, Ada Lovelace, ela consegue pintar, desenhar e criar esculturas.

É descrita pelos seus criadores como, uma artista robótica capaz de criar desenhos, poesias e até esculturas. A robô feminina terá sua fala direcionada ao Comitê Digital e de Comunicações do parlamento, tratando de assuntos como a criatividade diante da inteligência artificial e da tecnologia, além de responder perguntas sobre como a IA pode ameaçar a indústria criativa.


Algorithm Queen (Reprodução/Instagram)


Aidan Melle, diretor do projeto Ai-Da Robot e especialista em arte moderna e contemporânea, explicou ao jornal Daily Mail, “O discurso inaugural de Ai-Da na Câmara dos Lordes nos ajudará a entender como um robô de IA observa o mundo e o que isso significa para o futuro da criatividade. Ai-Da desafia o que significa ser um artista em um mundo pós-humano”

Essa invenção já havia ganhado os holofotes pelo público britânico no começo do ano, após a robô pintar um retrato da rainha Elizabeth II, chamado de “Algorithm Queen”. Em comemoração ao Jubileu de platina da monarca que a obra foi feita.

A robô usa  câmeras instaladas nos olhos, com informações processadas por inteligência artificial para conseguir criar desenhos e pinturas. Os inventores dizem que os algoritmos podem processar características humanas, fazendo a máquina transformar o que olha em coordenadas que direcionam o braço robótico para pinturas ou desenhos.

Ano passado, Ai-Da exibiu  no Museu de Design de Londres uma série de autorretratos. As obras foram criadas a partir da robô olhando em um espelho.

 

 

 

Foto Destaque: Ai-Da. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo