Saúde

Roacutan: entenda os efeitos e os riscos do tratamento

A utilização de Roacutan tem como objetivo o tratamento para acne grave. No entanto, esse medicamento pode ter efeitos secundários sérios e deve ser prescrito e supervisionado por um médico especialista.

18 Ago 2022 - 15h14 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 15h14
Roacutan: entenda os efeitos e os riscos do tratamento Lorena Bueri

O Roacutan (isotretinoína) é um medicamento de prescrição para acne grave. Esse tipo de acne causa cistos e nódulos profundos e dolorosos, que podem ser do tamanho de uma borracha de lápis ou maiores. À medida que essa acne desaparece, as cicatrizes geralmente aparecem.

Acne grave pode ser difícil de tratar. Quando outros procedimentos não conseguem limpar a pele, a isotretinoína pode ser uma opção. O tratamento com o medicamento geralmente resulta em depuração prolongada da acne, que pode ser permanente para alguns pacientes.

Marcas para isotretinoína incluem Absorica, Amnesteem, Claravis, Myorisan e Zenatane, mas as pessoas no geral se referem ao medicamento como Roacutan. Um curso de tratamento leva cerca de quatro a cinco meses. Às vezes, esse tratamento leva menos tempo ou um pouco mais de tempo, uma vez que os dermatologistas adaptam o tratamento a cada paciente.

São alguns dos objetivos principais do Roacutan:

  • Reduzir o tamanho das glândulas de óleos na pele e a quantidade de óleo produzido;
  • Diminuir a quantidade de bactérias na pele;
  • Retardar a produção de células da pele dentro dos poros, evitando o entupimento dos poros;
  • Minimizar a inflamação da pele.

A segurança do paciente é a primeira preocupação de um dermatologista. Devido a possíveis efeitos colaterais, um profissional da área falará com o paciente sobre os riscos e benefícios do Roacutan e a respeito da sua saúde. Isso irá ajudar o médico a decidir se esse medicamento é uma opção para a pessoa.


Roacutan ajuda no tratamento de acne grave. (Foto/Reprodução/HTLN)


O U.S. Food and Drug Administration (FDA) alertou quanto ao uso do remédio. "A isotretinoína é um medicamento potencialmente perigoso que só deve ser tomado sob a supervisão de seu profissional de saúde e farmacêutico", declarou a entidade.

Além disso, a FDA advertiu contra a compra de isotretinoína na internet. "Comprar esse produto através da Internet ignora procedimentos importantes para garantir que os pacientes possam tomar esse medicamento com segurança", alertou a instituição em seu site.

Apesar de ser extremamente eficaz no tratamento da acne, o Roacutan também vem com muitos efeitos colaterais. Pele seca, lábios rachados, olhos secos e nariz seco são comuns em pacientes que tomam o remédio. Essa secura pode levar a hemorragias nasais e pele rachada ou descascando. Alguns pacientes dizem que ficar hidratado bebendo bastante líquido pode ajudar a afastar alguns destes efeitos secundários.

Os pacientes também devem manter a pele protegida do sol, porque a medicação faz com que a pele seja altamente sensível ao sol. Os efeitos secundários sérios ligados ao Roacutan são similares àqueles vistos nos pacientes que tomam doses altas da vitamina A.

Alguns dos efeitos adicionais do remédio incluem sonolência, náusea, dor abdominal, vômito e dores de cabeça. A toxicidade crônica pode levar a danos no fígado ou nos rins. As pessoas que sofrem esses efeitos colaterais devem falar com seus médicos imediatamente.

Algumas pessoas que tomam o medicamento podem tornar-se deprimidas, agressivas ou violentas. Qualquer paciente com sintomas de depressão deve entrar em contato com um profissional de saúde imediatamente.

Os sintomas podem incluir: humor triste, ansiedade ou vazio, irritabilidade, agir em impulsos perigosos, raiva, perda de prazer ou interesse em atividades sociais ou esportivas, dormir demais ou muito pouco, alterações no peso ou apetite, desempenho escolar ou no trabalho diminuindo, dificuldade de concentração, ou pensamentos de ferir a si mesmo ou terminar a vida (pensamentos suicidas).

A isotretinoína carrega também um alto risco de aborto espontâneo e defeitos congênitos. Qualquer feto exposto durante a gravidez pode ser potencialmente afetado, de acordo com a FDA. Devido a isso, as mulheres devem realizar um teste de laboratório para provar que não estão grávidas antes que possam tomar o medicamento.

As mulheres devem testar negativo para a gravidez através de testes laboratoriais aprovados antes que possam receber a medicação a cada mês. As prescrições cobrem apenas 30 dias de cada vez, e as mulheres que usam o medicamento devem usar dois métodos de controle de natalidade por um mês antes, durante e por um mês após a terapia com isotretinoína.

Quem sofreu de overdose do Roacutan deve ligar para solicitar ajuda. Se o paciente tiver desmaiado, tiver tido uma convulsão, sofrer com problemas respiratórios ou não puder ser acordado, a pessoa mais próxima deve entrar em contato com os serviços de emergência.

As mulheres que têm uma overdose devem continuar a usar duas formas de controle de natalidade por um mês após a overdose. Os homens que têm uma overdose devem usar preservativos por um mês ou evitar contato sexual por um mês com parceiros que podem engravidar.

Foto destaque: Caixa do medicamento Roacutan. Reprodução/DRN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo