Saúde

Rio de Janeiro quer aumentar o número de crianças vacinadas contra o sarampo

A cobertura vacinal em crianças de até dois anos caiu mais de 10% de 2021 para 2022. Rio está entre os estados com surto da doença e Ministério da Saúde quer eliminar o vírus.

13 Dez 2022 - 14h15 | Atualizado em 13 Dez 2022 - 14h15
Rio de Janeiro quer aumentar o número de crianças vacinadas contra o sarampo Lorena Bueri

Os agentes de saúde do município do Rio de Janeiro tem feito um grande esforço na busca ativa por crianças que ainda não foram vacinadas contra o sarampo. Segundo a secretaria, em bairros do Rio com grande risco epidemiológico vivem em torno de 16 mil crianças.

A varredura que está sendo realizada acontece até o próximo dia 20/12 e visa aumentar a cobertura vacinal, além de prevenir que eventuais surtos aconteçam.

A secretaria tem seguido as orientações da Organização Pan-Americana de Saúde e as equipes têm ido de porta em porta para conversar com as famílias e explicar os riscos que essa doença pode trazer, além de conferir a situação vacinal das crianças de seis meses a 4 anos de idade que ainda não tenham tomado as doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo e também caxumba e rubéola.

Durante a visita, quem não estiver com a sua caderneta de vacinação em dia, irá poder tomar a vacina em sua própria casa.

A tríplice viral deve ser dada às crianças aos seis, 12 meses e ainda entre os 15 meses aos 4 anos de idade.


Vacinação é importante para conter surtos da doença (Reprodução/Freepik/Internet)


Vacinação no país

Em 2016 o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), o certificado de eliminação do sarampo, no entanto, três anos depois o país perdeu esse padrão, após a reintrodução e a confirmação de novos casos. Em 2022, ao menos quatro estados tiveram surtos das doenças - Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para interromper a transmissão do vírus, o Ministério da Saúde lançou em setembro o Plano de Ação para enfrentamento da doença, que visa eliminar o sarampo no Brasil.

 

Foto Destaque: Vacinação é importante para conter surtos da doença (Reprodução/Freepik/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo