Notícias

Rio de Janeiro inicia testagem de Varíola dos Macacos em postos ambulatoriais

Os postos começarão a ser utilizados na tarde desta sexta-feira. O primeiro será no laserj, no Maracanã, zona norte do Rio.

19 Ago 2022 - 11h13 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 11h13
Rio de Janeiro inicia testagem de Varíola dos Macacos em postos ambulatoriais Lorena Bueri

A partir desta sexta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde começará a abrir postos para testes em pessoas com suspeita de estar com a Varíola dos Macacos. O primeiro será no laserj, no Maracanã.

Na próxima terça-feira (23), na região de São Gonçalo, mais precisamente em um anexo da UPA Colubandê, o posto de coleta deve começar a funcionar para esses casos. 

Além disso, também na próxima semana, o terceiro posto a iniciar os testes será em Nova Iguaçu, no Centro de Saúde Vasco Barcelos. Nessa unidade, serão atendidos todos os municípios da baixada que não possuem posto de coleta.

O quarto posto a ser aberto será no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A coleta de material poderá ser efetuada após o exame clínico indicar a suspeita de contaminação e somente em pacientes que foram encaminhados pelo serviço público de saúde. Os casos precisam ser encaminhados pela rede pública, para que os pacientes com suspeita possam ser informados e tenham acompanhamento da vigilância do município e do estado.

O Laboratório Central Noel Nutels será o responsável por receber as amostras e enviá-las para os laboratórios referenciados pelo Ministério da Saúde no RJ.

Logo após o atendimento, o paciente deve retornar à unidade em que foi atendido para saber o resultado do teste.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo