Notícias

Rio de Janeiro: Restaurantes e bares registram queda no faturamento, segundo a FIPE

Mais de 3.000 estabelecimentos fecharam as portas desde o inicio da pandemia. O seguimento de supermercados, no entanto, apresentou um acréscimo de 2,7% em seu faturamento, durante o período analisado

24 Mar 2022 - 15h06 | Atualizado em 24 Mar 2022 - 15h06
Rio de Janeiro: Restaurantes e bares registram queda no faturamento, segundo a FIPE Lorena Bueri

O setor de bares e restaurantes aposta em um 2022 mais otimista depois de enfrentar os dois anos pandêmicos . Mesmo com todo esse otimismo, a mais nova pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), juntamente com a empresa especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, a Alelo, revelou que os cariocas deixaram de frequentar as padarias, lanchonetes, bares e restaurantes, mesmo no período pós pandêmico.

Segundo o levantamento, houve um recuo de 2,7% do consumo nesses segmentos no mês de janeiro desse ano, comparado ao mesmo período em 2021. Os restaurantes também registraram uma queda representativa no que diz respeito ao consumo. De acordo com o 'Índice de Consumo em Restaurantes' (ICR), a queda nas vendas foi de 0,7% e 2,5% foram os estabelecimentos que realizaram ao menos uma transação em janeiro.

O presidente da Alelo, Cesario Nakamura, afirmou que tais resultados são indicativos de um cenário registrado em todas as capitais do país. O impacto pela alta da inflação, aumento do número de contaminados pelas novas variáveis de covid, queda na renda dos trabalhadores, aliados ao novo comportamento por parte dos consumidores impactaram os indicadores dos frequentadores de bares e restaurantes.


Supermercado foi o setor que mais lucrou na pandemia. (Foto: Reprodução/Foursquare City Guide)


Conforme informou no início do ano Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, mais de 3.000 estabelecimentos já fecharam no Rio de Janeiro desde o início da pandemia.

Segundo Pedro Hermeto, presidente da Abrasel – RJ, por conta da inflação e queda na renda dos trabalhadores, mais falências podem ocorrer.

  “Há mais de um ano, vivemos a maior crise enfrentada pelo setor de alimentação fora do lar. Caso não sejam adotadas iniciativas que auxiliem o setor, continuaremos sofrendo com falências e vendo o Rio perder não apenas postos de trabalho, mas lugares amplamente identificados com a cultura da cidade”, explicou.

Se no ramo dos bares e restaurantes as notícias não são muito boas, a malha de supermercados brasileira aumentou 2,7% em seu faturamento, conforme o 'Índice de Consumo em Supermercados' (ICS). Os dados mostraram também que 5,5% dos estabelecimentos fecharam pelo menos uma transação no mês de janeiro de 2022 e 6,6% no volume de vendas. Sendo o setor alimentício que mais cresceu no país, no primeiro mês do ano.

 

 

Foto Destaque: Restaurantes e bares apresentam queda no faturamento no 1º trimestre do ano. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo