Moda

Revoluções que a moda trouxe para as mulheres

O mundo da moda já passou por diversas mudanças e revoluções. Separamos três grandes momentos em que a moda influenciou a história e vice-versa, provando que um depende do outro.

29 Mai 2022 - 11h50 | Atualizado em 29 Mai 2022 - 11h50
Revoluções que a moda trouxe para as mulheres Lorena Bueri

A história da moda está diretamente conectada à história da humanidade. Sendo influenciada por e influenciando grandes eventos mundiais, a indústria da moda passou por diversas transformações ao longo dos anos, e foi responsável por enormes transformações na vida das pessoas.

A seguir estão três grandes momentos revolucionários da história, tendo a moda como elemento chave e como fio condutor.


Espartilhos. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


O fim da obrigatoriedade do espartilho

O espartilho, ou corset, passou por diversas transformações para se adequar à silhueta “da moda” através das décadas. No início dos anos 1900, as mulheres participavam cada vez mais de atividades em que necessitavam de maior liberdade para se mover, como dança e esportes. A partir daí, iniciou-se um movimento para o fim do uso do espartilho, que foi aos poucos substituído por ligas modeladoras.


Calças femininas. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


A calça feminina agora é moda

Foi-se um longo período para a aceitação do uso de calças por mulheres pela sociedade. Elas começaram a aparecer em modelos mais soltos, como pantalonas, que ainda camuflavam o corpo das usuárias. Na década de 1930, Coco Chanel se tornava uma das pioneiras, não apenas adotando as peças para seu guarda-roupa pessoal, mas também as integrando em suas coleções.


Minissaias. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


É criada a minissaia

Nos anos de 1960, quando a exposição do corpo das mulheres ainda era muito mal vista, Mary Quant apresenta saias de comprimento muito acima dos joelhos, escandalizando os mais velhos mas imediatamente caindo nas graças da juventude, que vinha cada vez mais se esforçando para diferenciarem-se de seus pais e avós no quesito estilo e costumes.

A moda continua em constante transformação. Sua mais recente mutação vem incluindo cada vez mais grupos ditos como “fora do padrão”. Coleções que incluem peças plus size, voltadas ao público PcD e sem gênero tem sido criadas, mas ainda é claro que estamos apenas no inicio e que o caminho para a igualdade ainda é longo.

 

Foto destaque: Mulher mais velha abismada com mulheres de minissaia. Reprodução/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo