Empreender na Prática

Revolucionar o tradicional controle de ponto: será mesmo?

Profissionais de Home Office e trabalho externo estão cada vez mais recorrendo a sistemas automatizados de ponto e presença para ajudar a resolver esses problemas e otimizar seus processos.

3 min de leitura
08 Ago 2022 - 11h29 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 11h29

Quando você está fora do escritório, não há como saber se seus funcionários estão trabalhando em seus turnos ou se o controle de ponto está sendo feito de forma eficaz. Mas e se pudéssemos afirmar que tudo isso é possível pelo computador ou celular?

Para os funcionários que trabalham em diferentes turnos, isso pode fazer com que seus horários de chegada e saída sejam incompatíveis com os horários em que estão programados para trabalhar e serem pagos, levando a todos os tipos de problemas de RH.

Profissionais de Home Office e trabalho externo estão cada vez mais recorrendo a sistemas automatizados de ponto e presença para ajudar a resolver esses problemas e otimizar seus processos.

Vamos dar uma olhada nas maneiras pelas quais muitas empresas têm adotado o uso de um software automatizado de controle de ponto, bem como os benefícios que obtêm ao fazê-lo.

Entenda como os limites de trabalho estão mudando

No mundo dos negócios de hoje, mais e mais funcionários estão trabalhando fora do ambiente de escritório tradicional.

Isso inclui representantes de vendas externas, motoristas de caminhões e vans intermunicipais, assim como fornecedores de artigos de vestuário ou profissionais da moda. Este último que muitas vezes trabalha diretamente com editoriais e organização de desfiles; e não necessariamente ficam dentro de casa ou no escritório o dia todo.

Com esta mudança, surgiu a necessidade de automatizar o processo de controle de ponto. E é aqui que entra a “Lei do Descanso”.

A legislação estabelece que todo empregado tem direito a 30 minutos de descanso a cada 5h30 de trabalho contínuo.

Isso significa que, em um dia de trabalho de 24 horas, 11 horas serão reservadas para o descanso (sendo 8 delas seguidas, e 3 a critério da empresa ou funcionário).

Esta lei se aplica a todos os trabalhadores, independente de seu trabalho ou localização.

Ao automatizar o processo de tempo e presença, as empresas podem garantir que seus funcionários tenham o descanso que tanto precisam e merecem.

Esta lei dá a elas a tranquilidade quando se trata de saber quanto dinheiro é devido a seus funcionários em um determinado momento. Isto é, desde que os gerentes acompanhem as horas e as rastreie com precisão via sistema.

E o que há de melhor nessa automação? Setores de RH mantêm o controle de ponto e o pagamento de horas extras, férias e licença médica em dia, automaticamente!

É sábio para as empresas?

O tradicional horário de trabalho das 08:00 às 18:00 não é mais a única maneira de se produzir.

Com a ascensão da internet e das tecnologias móveis, mais e mais pessoas estão descobrindo que podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles em funções de vendas externas ou que precisam viajar para o trabalho.

A Lei do Descanso, no entanto, ainda se aplica. Não importa onde você esteja trabalhando, você ainda precisa fazer pausas e dar à sua mente e corpo a chance de se recuperar.

É por isso que é tão importante ter um sistema que possa automatizar o controle de presença dos funcionários. Dessa forma, mesmo fora do escritório, os times podem acompanhar suas horas e garantir que estão sendo pagos corretamente pelo trabalho que desempenham.

As empresas devem estar sempre atentas a novos processos que possam ajudar seus funcionários a serem mais produtivos e eficientes. E a ascensão do Home Office e do trabalho externo foi um grande benefício para as empresas, pois permitiu que elas se afastassem do ambiente tradicional de escritório.

No entanto, com estes novos tipos de trabalho surge a necessidade de automatizar o processo de controle de ponto.

Isso é importante porque ajuda a evitar longas jornadas de trabalho e a falta de descanso, o que é perigoso para a saúde mental do trabalhador.

Ao automatizar esse processo, gestores podem garantir que seus funcionários descansem a quantidade adequada e não trabalhem fora do horário do expediente. E se trabalharem fora do expediente normal, os empregadores garantem o pagamento correto de horas extras aos colaboradores.

E vendedores externos, por exemplo, enfrentam um conjunto único de desafios quando se trata de realizar o número de horas que trabalham, portanto, um sistema e aplicativo móvel é necessário para evitar erros ou disputas sobre o pagamento de horas dedicadas à sua função.

Rompendo as fronteiras do escritório: a importância do tempo e controle automatizados

Empresas de diversos setores no Brasil têm investido em sistemas de controle digital para automatizar seu processo de ponto e presença.

Isso é especialmente benéfico para empresas com funcionários que trabalham fora do escritório, como vendedor externo ou motoristas de entrega.

A Genyo é uma startup 100% brasileira que revolucionou a forma como é feito o controle de ponto.

Com ela, as empresas podem gerenciar o tempo e a presença de seus funcionários de qualquer lugar do mundo, tornando-a a solução perfeita para empresas com funcionários que estão constantemente em trânsito. Tudo na palma da mão!

Além disso, o controle de ponto automatizado garante que todo o tempo de seus funcionários seja contabilizado com precisão e alta disponibilidade, o que é essencial para o cumprimento das leis trabalhistas.

E ele pode ajudar sua empresa de várias maneiras:

  • Ao automatizar seu processo de ponto e presença, você garante a precisão, reduzindo o erro humano;
  • Também reduz o tempo perdido devido aos processos de entrada/saída;
  • Economiza dinheiro por não ter que pagar horas extras, desnecessárias;
  • Elimina a necessidade do velho relógio de ponto caro;
  • Tem um sistema de ponto fácil que pode ser acessado de qualquer local usando dispositivos móveis, tablets ou computadores.

Como o sistema de controle de ponto Genyo pode ajudar o seu negócio?

O sistema Genyo foi projetado com sistema e aplicativo que os funcionários podem usar para entrar e sair do expediente, mesmo quando não estiverem no local físico da empresa.

Isso é perfeito para vendedores externos, motoristas de ônibus e caminhão e outros profissionais que estão constantemente em movimento.

Além disso, o sistema Genyo é fácil de usar e evita fraudes com base nas características únicas de cada colaborador. Isso impossibilita a alteração ou exclusão de qualquer registro conforme manda a lei.

Portanto, se você está procurando uma maneira de otimizar seu processo de tempo e atendimento, o sistema Genyo é uma ótima opção.

Você e sua empresa em constante mudança

O controle de ponto Genyo é uma solução baseada em nuvem que ajuda as empresas a automatizar seus processos de ponto e presença. E é especialmente importante para empresas com funcionários que trabalham fora do escritório.

Com a Genyo, as empresas podem acompanhar as horas dos funcionários, gerenciar férias, afastamentos e gerar relatórios.

O sistema também pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, reduzindo a necessidade de controle manual.

Segundo o CEO da Genyo, Leopoldo Magnus, a empresa pretende aplicar mais de R$ 10 milhões na tecnologia até o segundo semestre de 2023. Todo investimento vem de recursos próprios, sem qualquer financiamento público ou investimento de grupo privado.

Isso mostra, não só um grande comprometimento em ajudar as empresas a terem acesso à tecnologia de ponta com preço justo, como também um bom momento para se tornar um parceiro de um controle de ponto como esse.

 

Foto destaque: Pessoa com celular. Reprodução/Divulgação

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo