Notícias

Revista TIME elege Anielle Franco como uma das mulheres do ano

Única brasileira na lista, Anielle que é ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro, está entre as 12 mulheres do ano na lista tradicional da revista estadunidense Time

02 Mar 2023 - 16h14 | Atualizado em 02 Mar 2023 - 16h14
Revista TIME elege Anielle Franco como uma das mulheres do ano  Lorena Bueri

Anielle Franco foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano. Ela que é jornalista, professora de inglês, defensora dos direitos humanos e ministra da Igualdade Racial do atual governo. Anielle ficou mais conhecida da população no momento de luto e na sua luta para achar os mandates do crime bárbaro que assassinou a irmã Marielle e o motorista Anderson.

A revista escreveu sobre o perfil de Anielle detalhes importantes de sua vida, destacando todas as lutas que a fizeram ser uma líder, como ela diz, improvável, pelos direitos das pessoas pretas no Brasil. Assim diz um trecho de seu perfil na revista, “Jogadora de vôlei competitiva e professora de inglês, ela se dedicou ao ativismo em tempo integral, lançando uma organização sem fins lucrativos em nome de sua irmã, em um momento em que o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, eleito no final de 2018, estava martelando a agenda dos direitos humanos no Brasil. Sua trágica história familiar, personalidade calorosa e uso hábil das mídias sociais transformaram a outrora reservada Franco em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”.


Anielle Franco é eleita uma das 12 mulheres mais influentes do ano (Foto: Reprodução/Twitter)


Na publicação, a revista fez uma série de questionamentos a Anielle sobre a sua luta e sobre o movimento negro ao qual ela lidera, e em uma de suas respostas, ela diz que espera que os negros sejam protagonistas pelas suas conquistas e não pela mortes, “Espero que os negros assumam o lugar de protagonistas em nossa sociedade, e não apenas na primeira página dos jornais como vítimas de um genocídio”.

Anielle cresceu no complexo da Maré, no Rio de Janeiro, começou a jogar vôlei aos 8 anos e aos 16 anos foi jogar nos Estados Unidos, fruto de uma bolsa de estudos, onde ela ficou por 12 anos e estudou jornalismo e inglês em universidades historicamente negras. Em 2018 ela foi fundadora do Instituto Marielle Franco, uma ONG que produziu relatórios sobre desigualdade na sociedade brasileira.

As outras eleitas foram:

Ayisha Siddiqa – Ambientalista Paquistanesa

Angela Bassett – Atriz e cantora estadunidense

Ramla Ali – Boxeadora e modelo Somali

Phoebe Bridgers – Cantora e compositora estadunidense

Olena Shevchenko – Ativista Ucraniana

Masih Alinejad – Jornalista Iraniana

Verónica Cruz Sánchez – Ativista Mexicana

Megan Rapinoe – Jogadora de futebol e ativista estadunidense  

Quinta Brunson escritora, produtora e atriz estadunidense

Makiko Ono – Executiva japonesa

Foto destaque: Anielle Franco eleita pela revista time - Foto: Reprodução/Twitter/@aniellefranco

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo