Moda

Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022

Apesar das polêmicas envolvendo grandes marcas e grifes, o mundo da moda esteve em constante crescimento esse ano, consagrando tendências em cada temporada e lançando novidades inesperadas. Confira alguns itens que fizeram parte de definir a moda do an

28 Dez 2022 - 17h00 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 17h00
Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 Lorena Bueri

Depois de um longo período de pandemia, o mundo gritava por liberdade - talvez essa seja a palavra que defina 2022, ainda que tenhamos alternado, durante  parte do ano, entre o home office e o trabalho presencial, o que contribuiu para que mentes brilhantes da moda  pudessem trazer conforto em peças que, ao mesmo tempo, transmitiam seriedade no dia a dia. A nostalgia da juventude entrou em foco. A busca por peças maduras que se encaixessem na vida adulta formou grandes tops trends no mundo da moda, onde o conceito Y2K trouxe um enfoque em reinventar a moda dos anos 2000 para a atualidade. Juntou a vontade de liberdade e a vontade de experimentar um pouco de tudo, misturando o ousado com o básico e o conforto com o surreal em uma experiência inesquecível em passarelas e nas ruas. Para relembrar toda a trajetória desse ano, separamos alguns itens que mais marcaram a maneira como nos vestimos nesse ano. Confira:

Os comprimentos micro da Prada


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


A majestosa Miuccia Prada talvez não imaginasse o que se tornaria o pós de outubro de 2021, quando mostrou ao mundo da moda sua coleção de saias e blusas micro, onde exibia grande parte da barriga dos seus modelos. Não demorou muito, apenas o verão chegar, para  o look se tornar o queridinho das fashionistas, iniciando um processo de renascimento da alta moda. Nomes como Zendaya e Saweetie contemplaram o desfile da Miu Miu, tornando aquele, o desfile da temporada. A coleção de peças se tornou uma febre universal, fazendo com que uma conta no Instagram fosse criada para o compartilhar e o acompanhar as aparições dos looks. O desejo de fazer parte desse momento levou a trend na plataforma do Tik Tok, através de tutoriais de como criar o estilo em casa, se tornando uma das trends mais virais do ano de 2022.

O Pink PP da Valentino


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


O diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, apresentou sua coleção de inverno 2022 em Paris. A coleção contou com 81 looks, sendo 48 em tom Pik PP, cor criada especialmente em parceria com a Pantone. Luvas, calçados, bolsas e meias-calças: todas as peças no tom monocromático. Não demorou para a cor se tornar um hit nas redes e, principalmente, nos tapetes vermelhos dos principais eventos entre as celebridades. Quando imagens do set do filme da Barbie chegaram à internet, a cor se tornou trend, e a tendência Barbiecore explodiu, tornando o Pink PP na cor do ano.

Os balões da Loewe


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


O diretor criativo, Jonathan Anderson, trouxe em suas coleções verdadeiras peças magnificamente surreais. Apesar de todo seu trabalho com grande destaque no inverno de 2022, o que realmente trouxe o hit da temporada foi sua criação de “balões meio murchos”, que veio nos calcanhares de escarpins e botas pretas pontiagudas, onde o efeito de “pés espremendo e expelindo o ar” se tornou a sensação nas peças. A genialidade de prendê-los por baixo de um vestido justo, apresentando um suporte com dois balões moldados e posicionados no busto, tornou uma singela brincadeira com o fato de parecerem com seios.

O Blazer oversized


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


A peça não é uma nova tendência, mas Hailey Bieber tornou a peça uma querida da grande população fashionista. A sofisticação das nuances exageradas traz conforto na ornamentação do look, seja como parte de um terno, ou com jeans. Até mesmo o moletom entrou na combinação de peças, mostrando que o Blazer oversized combina com tudo.

Calças oversize


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


Uma repaginada na moda Y2K trouxe de volta as calças largas, independente de ser jeans skatista, cargo largas ou modelos de cintura alta plissadas. Ela se consagrou em 2022 como a queridinha não só nas passarelas, como nas ruas. Não se trata apenas de um estilo, e sim da procura do conforto fashion.

Botas de cowboy


Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022 (Foto:Reprodução/Pinterest)


O renascimento do boho dos anos 2000 se concretizou com a aparição do calçado, que se tornou um item do look diário. Designers ajustaram o estilo da bota, adequando a estética para algo mais pessoal e casual.

Foto Destaque: Retrospectiva: Itens de moda que definiram 2022:Reprodução/ImaxTree

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo