Beleza

Retinol: Entenda mais sobre essa substância que possui múltiplos benefícios

O produto é usado principalmente para promover renovação celular da pele, desde o combate das rugas e linhas finas, até o tratamento de acne e manchas.

29 Mar 2023 - 13h30 | Atualizado em 29 Mar 2023 - 13h30
Retinol: Entenda mais sobre essa substância que possui múltiplos benefícios Lorena Bueri

O retinol é uma das principais substâncias para manter a saúde da pele, protegendo-a dos efeitos do envelhecimento, além de poder tratar diversas linhas, rugas e manchas. Por isso, é tão importante ter o conhecimento de dermatologistas sobre o tema, para que possamos tirar proveito dos benefícios que o retinol oferece, além desaber como usá-lo da maneira correta e evitar possíveis efeitos colaterais. Em entrevista à revista ELLE, dermatologistas compartilharam informações sobre os principais benefícios do retinol, as contraindicações e como incluí-lo na sua rotina de cuidados diários para a pele. Confira:

Principais Benefícios do Retinol
O retinol tem sido usado como tratamento há pelo menos quatro décadas para vários problemas de pele, entre eles, o envelhecimento cutâneo, a acne e as manchas. Por ser uma vitamina A, tem o poder de acelerar o processo de renovação celular, melhorando a textura e a luminosidade da pele. “Antigamente, ele era indicado apenas para peles maduras, porém, nos últimos anos, a demanda por pacientes mais jovens, que o utilizam como prevenção do envelhecimento precoce, aumentou expressivamente”, comenta a dermatologista Ingrid Campos.

Confira, a seguir, os principais benefícios do uso do retinol:

Antienvelhecimento: o retinol é conhecido principalmente como um tratamento antienvelhecimento, pois estimula a produção de colágeno, responsável por manter a pele firme, evitando a flacidez e as rugas.
Controle da acne: o retinol também pode ser usado para tratar a acne, pois tem a capacidade de limpar os poros, prevenindo a acne.
Clareamento de manchas: o retinol pode ajudar no clareamento das manchas, pois tem a capacidade de impedir a formação de melanina, evitando manchas na pele.
Hidratação da pele: o retinol também pode ajudar na hidratação da pele, pois estimula a produção de ácido hialurônico, responsável por manter a pele hidratada.


Retinol: Entenda mais sobre essa substância com múltiplos benefícios (Foto:Reproduão/Pinterest)


Contraindicações
Embora o retinol possa ter muitos benefícios, existem algumas contraindicações que devem ser consideradas antes de iniciar o tratamento com este produto.

Reações alérgicas: como qualquer outro produto, o retinol pode causar reações alérgicas, como coceira, vermelhidão e irritação. Se você suspeitar que tenha alergia ao retinol, interrompa o uso imediatamente e consulte um médico.
Gravidez: o retinol não é recomendado para mulheres grávidas, uma vez que pode afetar o desenvolvimento do feto.
Sensibilidade da pele: o retinol pode ser extremamente irritante para quem tem pele sensível. Se você tem a pele sensível, é importante começar com uma versão menos concentrada do retinol e manter o uso gradual.Uma alternativa para quem não pode usar o retinol, são ativos naturais criados para simular sua ação: “O bakuchiol, por exemplo, é um novo extrato vegetal que apresenta funções similares, porém com menor chance de surgimento dos efeitos adversos, como descamação e ardência. Ele vem sendo um ativo muito querido pelos amantes do clean beauty”, recomenda a dermatologista Ingrid Campos.

Adicionando à Rotina
Agora que descobrimos os principais benefícios do retinol e suas contraindicações, é hora de saber como adicioná-lo corretamente à sua rotina de cuidados com a pele. Lembrando que a consulta com o dermatologista é indispensável para encontrar o produto ideal para cada caso.

Limpeza: antes de aplicar o retinol, sempre limpe a pele com um sabonete específico para seu tipo de pele.
Aplicação: aplique uma pequena quantidade de retinol na pele todas as noites.
Hidratação: ao aplicar o retinol, é importante hidratar a pele para evitar a desidratação.
Proteção solar: é importante sempre usar protetor solar ao sair de casa.

Combinações Poderosas
Combinar o retinol com outros ingredientes pode aumentar os efeitos positivos e potencializar seus resultados. Por exemplo, a vitamina C pode aumentar a absorção do retinol, enquanto o ácido hialurônico pode ajudar a manter a hidratação.


O retinol é um ingrediente incrível para tratar vários problemas de pele e protegê-la contra o envelhecimento. No entanto, é importante conhecer seus benefícios, contraindicações e como usá-lo corretamente para obter os melhores resultados. Não se esqueça de incluir outros ingredientes na sua rotina de cuidados com a pele para aproveitar os benefícios do retinol ao máximo e consultar um dermatologista para indicar um tratamento seguro para sua pele.

Foto Destaque: Retinol, entenda mais sobre essa substância com múltiplos benefícios:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo