Moda

Resort 23: Balenciaga anuncia collab com Adidas durante desfile

Após quase 20 anos, Balenciaga retornou aos Estados Unidos para apresentar sua coleção de Resort 23. Em sua mais recente criação, Demna Gvasalia aborda o fetiche do capitalismo

26 Mai 2022 - 12h24 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 12h24
Resort 23: Balenciaga anuncia collab com Adidas durante desfile Lorena Bueri

No último domingo (22), a Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street, foi o cenário escolhido pela Balenciaga para apresentar sua coleção de Resort 23. Após quase 20 anos, a casa de moda retornou aos Estados Unidos e, mais uma vez, subverteu as ideologias do sistema ao abordar o fetiche do capitalismo em suas produções. 

“Dinheiro é o maior fetiche do mundo”, afirmou Demna Gvasalia no backstage, após o desfile. A crítica do diretor criativo já começou pelos convites do evento, notas falsas de dinheiro personalizadas. Também conhecidas como “Dólares Balenciaga”, elas lembram a nota de 100 dólares americano e têm até mesmo o cheiro característico do dinheiro, graças à artista Sissel Tolaas, do Research Lab de Berlim. 

No templo dos homens brancos, capitalismo e ícones da cultura pop norte-americana se encontraram nos looks de Gvasalia. Ao som de uma trilha sonora techno sombria, a peça que abriu o desfile foi um trench coat preto longo, com shape de couture, finalizado por um lanço “pussy bowl”. Em seguida, o estilo empresarial apareceu em um terno cortado seguindo os códigos de alta-costura grife espanhola. Entretanto, o que realmente chamou a atenção de todos foram os rostos e corpos dos modelos, cobertos por máscaras de látex e catsuits, como aquelas que podem ser encontrados em sex shops e casas de fetiche S&M. 


Balenciaga apresenta Resort 23 (Foto: Reprodução/ Balenciaga)


A tendência já vinha aparecendo em criações anteriores de Demna e, no pregão, ele apresentou um verdadeiro exército de modelos de atitude perversa, vestindo looks pretos, com peças de couro. O material deu as caras em saias lápis que foram combinadas com blusas de seda de ombros exagerados. Além disso, sobretudos acinturados surgiram sobre calças de corte reto e calçados pesados. Luvas cujas pontas simulavam garras também fizeram parte da apresentação. 

Uma surpresa foi revelada no desfile: a colaboração entre Balenciaga e Adidas. Após os rumores, a collab foi finalmente confirmada no evento, encerrado com apresentação de 36 peças co-criadas por Demna e a Adidas. “Uma colaboração entre Balenciaga e Adidas recontextualiza elementos de roupas esportivas que fazem parte da linguagem criativa da Balenciaga”, alegou a marca em comunicado. Vale lembrar que peças de desfiles passados da casa de moda já fizeram alusão tanto à simbologia da Adidas quanto ao universo esportivo. A camiseta de futebol vermelha do time Balenciaga é um exemplo, ela pôde ser vista no desfile de inverno 2020 e, agora, retorna. 

A colaboração resultou em uma mistura da estética das duas marcas. O sportswear clássico da Adidas ganhou fetichismo e excentricidade na série de agasalhos esportivos de tamanho grande, moletons, camisetas de jersey e Triple S. Nas roupas, o nome da Balenciaga ganhou companhia das três listras reconhecíveis em qualquer lugar no mundo.

Até o dia 29 de maio, todas as peças da collab estarão disponíveis no site e na loja da Balenciaga, na Madison Avenue, em Nova York. Por enquanto, a coleção ainda não tem previsão de chegada no Brasil.

 

Foto destaque: Balenciaga anuncia coleção com Adidas. Reprodução/ WWD

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo