Notícias

Repórter se emociona durante entrevista com mulher que passa fome

Dona Janete estava na fila do Programa Prato Feito Carioca, projeto da prefeitura do Rio e relatou sobre as dificuldades que vem passando em razão da escassez de alimento.

21 Jun 2022 - 21h43 | Atualizado em 21 Jun 2022 - 21h43
Repórter se emociona durante entrevista com mulher que passa fome Lorena Bueri

Janete Evaristo, de 57 anos moradora da Zona Norte do Rio, foi às lágrimas ao conceder entrevista nesta manhã de terça (21) ao RJ TV da Rede Globo, a situação da mulher levou também a repórter Lívia Torres as lágrimas. Dona Janete estava na fila do Prato Feito Carioca do Andaraí, projeto da prefeitura do Rio que serve refeições á pessoas em situação de fome.  

De acordo com o site projeto, ele é um “programa que faz parte da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional Carioca, elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMAS-Rio).” O objetivo é minimizar as inseguranças nutricional e alimentar de indivíduos e famílias em condições de vulnerabilidade social, de acordo com o Mapa da Fome, no estado do RJ estima-se que mais de 1,2 milhões de pessoas não tem condições de colocar comida suficiente na mesa, esse número indica cerca de 6,8% da população carioca. 


Programa Prato Feito Carioca (Foto: Reprodução/ Prefeitura do Rio)


Em entrevista, Dona Janete que estava acompanhada de seu neto Pedro, de 5 anos relatou que está desempregada, tem mais parentes em casa para alimentar e falou das dificuldades em colocar comida na mesa, “Domingo a gente não tinha nada para comer. Eu estou desempregada, está muito difícil. Eu estou catando latinha, mas não dá. Eu não tenho ajuda de muita gente, então domingo a gente não tinha mesmo nada. Está muito difícil”, disse, Dona Janete falou emocionada sobre duas perdas recentes, uma de seu marido que morreu há 6 meses e de sua filha que faleceu há 2 anos. 

Fazem parte do Projeto Prato Feito Carioca, o Cartão Prato Feito Carioca e as Cozinhas Comunitárias, o cartão é recarregado mensalmente e proporcionará aos trabalhadores informais beneficiados refeições diárias em restaurantes e bares credenciados no programa. Já as Cozinhas Comunitárias são distribuídas toda a cidade em que os indivíduos e famílias previamente cadastrados, terão acesso a uma refeição diária gratuitamente. 

O site oficial o Programa informa que já são mais de 13 mil cartões distribuídos e 55 cozinhas implantadas.

 

Foto Destaque: Dona Janete e repórter se emocionam em entrevista. Reprodução/ G1.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo