Bem Estar

Remédios caseiros para gripe e resfriado

Quem tem sintomas de gripe sabe o quão irritante pode ser alguns deles, como febre, calafrios, coriza, dores musculares e muito mais, porém existem alguns chás que podem ajudar a aliviar esses sintomas.

02 Jun 2023 - 11h00 | Atualizado em 02 Jun 2023 - 11h00
Remédios caseiros para gripe e resfriado Lorena Bueri

Se quiser amenizar sintomas de gripe e também resfriado, como tosse, coriza, dor de garganta, cansaço e fraqueza muscular, o importante é beber bastante líquido, e de preferência, tomar remédios naturais que auxiliem no processo de recuperação.

É muito fácil preparar um bom chá para gripe, existem vários ingredientes que ganham bastante destaque, como limão, alho, gengibre, mel, laranja, equinácea e outras frutas e ervas que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgesicas que irão ajudar bastante a aliviar os sintomas da doença.

O chá de alho e limão é ótimo para fortalecer o organismo e combater a gripe, uma das melhores dicas é apostar no chá de alho e limão, essa combinação de ingredientes têm um alto teor de antioxidantes, que são as substâncias anti-inflamatórias e também antibacterianas, o que se torna perfeito para combater dores de cabeça, garganta e dar um astral na disposição.

Ingredientes

- 2 xícaras de água

- 4 dentes de alho

- 1 limão cortado em quatro pedaços

- Mel para adoçar (opcional)

Em uma leiteira, amasse os dentes de alho e, então, acrescente a água, deixe ferver por cerca de 5 minutos, adicione o limão e use uma colher de pau para espremer um pouco e, assim, garantir que ele solte o suco. Apague o fogo, deixe em infusão por mais uns 3 minutos e, se desejar, coloque um pouco de mel para adoçar.

O chá de equinácea com mel é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e também é imunoestimulantes, ele ajuda a diminuir a produção de substâncias que podem acabar gerando dor de garganta ou dor no corpo, é um ótimo chá para fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;

1 colher (de sopa) de mel;

1 xícara de água fervente.

Para utilizar as folhas da equinácea, deve-se adicioná-las em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Já para a raiz da equinácea, deve-se colocar a raiz para ferver junto com a água por 10 a 15 minutos. Coar, adicionar o mel e beber 2 vezes por dia.


Chá para gripe: receitas com gengibre são boas para aliviar sintomas (Foto/Reprodução/Getty Images)


O chá de limão com mel é uma ótima opção para se recuperar da gripe mais rápido, enquanto o limão é rico em vitamina C, o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, uma ótima combinação para amenizar dores de garganta e descongestionar o nariz.

Ingredientes

- 2 xícaras de água

- 2 limões grandes

- 4 colheres de sopa de mel

Para preparar, coloque a água para ferver em uma panela, quando estiver borbulhando, acrescente os limões espremidos, o mel, apague o fogo e espere 5 minutos.

O chá de gengibre com limão é ótimo para amenizar dores de garganta e também melhorar a imunidade.

Ingredientes

- 2 xícaras de água

- 1 limão cortado

- 2 colheres de sopa de gengibre ralado

Para preparar, coloque a água para ferver em uma panela. Quando começar a borbulhar, acrescente o gengibre e espere 2 minutos. Apague o fogo, adicione o limão espremido e deixe em infusão por 5 minutos.

Além desses chás, tem outros que também pode ajudar como o chá de limão, alho e gengibre, o chá de casca de salgueiro branco, o chá verde, o chá de hortelã, o chá de anis estrelado, o chá de alcaçuz e o chá de alteia.

Foto Destaque: Remédios caseiros para gripes e resfriados (Foto:Reprodução/Getty Images/iStockphoto)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo