Esportes

Relembre gols polêmicos em Copas depois de Japão e Espanha

Polêmica na decisão do VAR em jogo de Japão e Espanha não é o primeiro. O lance mais polêmico em Copas pertence ao gol de mão de Diego Maradona, no jogo entre Argentina e Inglaterra.

02 Dez 2022 - 11h35 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 11h35
Relembre gols polêmicos em Copas depois de Japão e Espanha Lorena Bueri

Está longe de terminar a polêmica em torno da decisão do VAR da FIFA, em validar o gol do Japão, contra a Espanha, nessa última quinta (01). A regra é clara ao considerar somente saída de bola, se a redonda ultrapassar totalmente a linha que demarca o campo de jogo. E no caso da Copa do Catar, questiona-se que a FIFA não detém tecnologia apropriada para avaliar isso. No caso do VAR em casos de impedimento, as linhas virtuais são bem mais eficientes para aferir um resultado confiável.

A história das Copas, além dos grandes feitos, também enfileira marcas negativas, ao validar gols polêmicos.  O caso mais notório envolveu a lenda argentina Diego Maradona, na Copa do Mundo de 1986 do México, no jogo contra a Inglaterra. Quase que num lance de vôlei, Maradona marcou o primeiro tento da Argentina, saltando em disputa com o goleiro inglês e marcando de mão, ao simular uma cabeçada. O juiz e atualmente ex árbitro tunisiano Ali Bin Nasser validou o gol que fez a Argentina seguir no torneio e se sagrar campeã daquela edição. Tempos depois, o ex árbitro leiloou a bola do jogo por cerca de 18 milhões.

Outro lance curioso na lista de gols polêmicos ocorreu em no mundial do Chile de 1962, no duelo entre Espanha e Brasil. O zagueiro Nilton Santos cometeu falta dentro da área, ao derrubar o atacante Enrique Collar. Porém, recuou dois passos, se postando  fora da área. A arbitragem apitou somente falta, favorecendo a seleção brasileira. O Brasil venceu a partida por 2X1 e se sagrou campeão naquele ano, consolidando o bicampeonato de Copas da seleção canarinho.


Vitória da seleção japonesa contra a Espanha na Copa do Catar. Fonte/Reprodução Jornal do Correio 


Em 1966 a Inglaterra e a Alemanha disputaram a final da Copa do Mundo. Na prorrogação o jogo estava empatado em 2X2. Num chute do inglês Geoff Hurst, a bola repicou na trave e na linha que demarca o gol. O juiz da partida entendeu que a bola havia entrado e decretou gol. Naquele ano a Inglaterra foi campeã do torneio. A lei do retorno veio no mundial de 2010 na África, quando um gol do inglês Frank Lampard não foi validado, em jogo contra a mesma Alemanha.

Na decisão da partida entre Japão e Espanha, o árbitro sul-africano Victor Gomes em campo anulou o gol. Porém foi avisado via rádio que a bola não havia ultrapassado sua totalidade e corrigiu, validando o gol japonês. A tecnologia que permite essa medição por chip na própria bola, foi inaugurada no mundial de 2014, em solo brasileiro.

Foto Destaque gol polêmicos em jogo Japão e Espanha na Copa do Catar.  Fonte/Reprodução GE

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo