Notícias

Relações diplomáticas: Luís Inácio Lula da Silva se encontra com embaixadora americana

A vez foi dela,dessa vez, Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos Estados Unidos aterrissou em solo brasileiro e foi ao encontro do presidente. Eles discutiram o fortalecimento das relações entre suas nações.

04 Fev 2023 - 10h47 | Atualizado em 04 Fev 2023 - 10h47
Relações diplomáticas: Luís Inácio Lula da Silva se encontra com embaixadora americana Lorena Bueri

O Brasil, enfim, retornou ao grupo de países relacionáveis. Sua diplomacia sempre foi reconhecida ao redor do mundo, mas durante o último governo, o país estava isolado internacionalmente. A política de Luís Inácio Lula da Silva parece estar mudando essa realidade. O presidente começou a devolver ao país as boas relações que tínhamos antes. Ontem (4), Luís Inácio recebeu a visita de alguns embaixadores. Durante a reunião, eles dialogaram sobre a ampliação das relações e cooperação com o mundo. No total, Lula recebeu 9 embaixadores na manhã de ontem.

Entre os nove representantes de seus respectivos países no exterior, estavam a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, o embaixador chinês Zhu Qingqiao, além dos chefes de missão diplomáticas do Zimbábue, Síria, El Salvador, República Tcheca, Turquia, Filipinas e Estados Unidos. A embaixadora americana, Elizabeth Frawley Bagley veio ao encontro de Lula. Durante  a reunião, eles abordaram a questão do fortalecimento de suas relações, mudanças climáticas, direitos humanos e vulnerabilidades das democracias no mundo. O presidente Lula reafirmou sua viagem aos Estados Unidos que será na semana que vem. 


O presidente do Brasil em sua página oficial no Twitter. (Reprodução/Twitter) 


Durante a reunião, foram discutidas as medidas para tentar barrar o visto do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos. Uma das soluções seria a de tentar barrar o visto do ex-presidente. Inclusive, um dos ofícios foi encaminhado a Elizabeth Frawley durante esse encontro na sexta-feira (03). 


Post do presidente Lula com outros embaixadores (Reprodução\ Twitter) 


O pedido de adiamento do visto de Jair apresentado pelo líder do PT na Câmara, se deu porque o ex- presidente será denunciado na Unidade de Prevenção a Fraudes e é necessário que o departamento americano avalie uma possível fraude em sua permanência nos EUA. A fraude foi especulada com base no fato de Bolsonaro ter mudado seu status de permanência para turista, além do fato que o Messias pretende realizar atividades profissionais remuneradas, com base em alguns indícios.   

O deputado que está à frente da denúncia contra o antigo líder do Brasil ainda requereu a verificação para saber se a vacinação contra a COVID-19 de Bolsonaro está completa ou não. A imunização devidamente completa é um requisito para estar nos EUA. Além disso, o deputado destacou que "Jair está enfrentando inúmeras denúncias, investigações e processos por crimes cometidos durante seu governo." 

"Parece claro que a grande motivação para permanecer em território norte-americanos é o intuito de fugir das gravíssimas investigações e processos que correm contra ele", nas palavras de Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara. 

Bolsonaro embarcou às pressas para os Estados Unidos em 30 de dezembro, um dia antes de seu mandato terminar. Ele entrou na nação norte-americana com o visto reservado a diplomatas e chefes de estado, no entanto,a permissão venceu no dia que ele deixou o cargo embora tivesse 30 dias de carência.  O ex-presidente começou a estudar meios para permanecer nos Estados Unidos, principalmente depois dos ataques fascistas promovidos em 8 de janeiro. Jair Bolsonaro promoveu um encontro com seus apoiadores, no último dia 31, em Miami. 

 

 

Foto destaque: Lula e a embaixadora americana. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo