Money

Reino Unido planeja regulamentar o método "Compre agora e pague depois"

O Reino Unido pretende fazer a regulamentação do método "compre agora e pague depois", o BNLP ganhou popularidade e deve ser publicada uma consulta pública até o fim do ano.

21 Jun 2022 - 21h52 | Atualizado em 21 Jun 2022 - 21h52
Reino Unido planeja regulamentar o método 'Compre agora e pague depois' Lorena Bueri

O exercício do “Compre agora e pague depois” é muito popular entre os brasileiros, é o famoso parcelamento na compra. É estranho pensar, mas no exterior a prática de parcelamento não é tão difundida quanto aqui no Brasil. Entretanto, algumas Fintechs têm mudado esse ponto de vista pouco explorado, fazendo propostas melhores até que os cartões de crédito. O crediário no exterior geralmente é usado com um parcelamento de no máximo quatro vezes, enquanto aqui no nosso país é comum observar tickets com prazos bem mais elevados. 

Financeiras do Reino Unido que trabalham com esse método “Compre agora pague depois” cuja a sigla no exterior é BNPL (Buy Now Pay Later), talvez tenham que realizar verificações de capacidade de pagamento por parte dos clientes, obtendo a aprovação da Autoridade de Conduta Financeira, ou FCA. Isso garante que as publicidades das suas ofertas sejam claras e justas. Argumentou o governo.


Cartões de crédito (Foto: Reprodução/ Twitter)


As empresas que implementam o método e não são regulamentadas, geralmente oferecem os empréstimos a curto prazo de parcelamento, sem juros no preço dos produtos, e como dito anteriormente, vem ganhando popularidade rapidamente. Segundo o governo britânico, haverá uma publicação de consulta sobre a legislação para este setor até o fim de 2022, e até meados de 2023, implementará novas regulamentações com regras específicas.

O modelo, no geral, ganhou popularidade pela comodidade ao consumidor final, já que é oferecido parcelamentos com taxas de juros baixíssimas ou com juros zerados, às empresas BNLP dessa maneira, cobram aos varejistas online uma taxa por cada transação. É importante lembrar do fator pandemia e como o isolamento propiciou um grande aumento do número de compras feitas pela internet e consequentemente de lojas de varejo na web.

O Reino Unido pretende assim, atualizar sua lei de crédito ao consumidor de décadas, simplificando regras e reduzindo os custos. A consulta pública está prevista para o fim do ano.

 

Foto Destaque: Varejista online BNLP. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo