Notícias

Reino Unido enfrenta paralisação histórica e greves já custam 1,7 bilhão de libras

Nesta segunda-feira (6), o Reino Unido enfrenta greve histórica no setor de saúde. Diante da inflação, enfermeiros e motoristas de ambulância aderem às paralisações

06 Fev 2023 - 18h15 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 18h15
Reino Unido enfrenta paralisação histórica e greves já custam 1,7 bilhão de libras Lorena Bueri

A maior greve do setor de saúde do Reino Unido teve início nesta segunda-feira (6), quando enfermeiros e motoristas de ambulância que integram o Serviço Nacional da Saúde (NHS) interromperam os serviços, pedindo pelo reajuste salarial. 

Em outubro do ano passado, o aumento generalizado de preços no Reino Unido atingiu o nível mais alto em quatro décadas, chegando a 11,1%. De acordo com o sindicato Royal College of Nursing (RCN), que representa quase meio milhão de profissionais de enfermagem, a inflação corroeu 20% dos salários da área desde 2010.

[Os enfermeiros] estão sobrecarregados e sob pressão, além de serem mal pagos. E isso coloca os pacientes em risco”, afirmou o secretário-geral e chefe-executivo da RCN, Pat Cullen, em comunicado para a imprensa. “Um aumento salarial significativamente acima da inflação é crucial para o recrutamento e retenção de pessoal de enfermagem qualificado.”



O setor de saúde não é o único que vem sofrendo paralisações. Segundo os sindicatos, cerca de 500 mil pessoas entraram em greve no Reino Unido, logo no início de fevereiro. Ao todo, participaram maquinistas de dez empresas ferroviárias, funcionários de 150 universidades, 300 mil professores e aproximadamente 100 mil trabalhadores de diversos ministérios. 

Ainda que cada categoria profissional possua reivindicações específicas, todos os setores demandam por aumentos salariais.

A posição do governo é insustentável. Não se pode ignorar um movimento grevista sem precedentes e que continua crescendo”, disse o secretário-geral do sindicato PCS, Mark Serwotka, ao jornal Sky News, exigindo que as autoridades tenham uma atitude “mais realista”.

Até agora, o Centro de Economia e Pesquisa Empresarial (Cebr) calcula que o custo das paralisações realizadas em oito meses tenha atingido 1,7 bilhão de libras.

Apesar dos gastos e dos serviços interrompidos, a pesquisa da consultora Public First estima que 59% dos britânicos concordam com a greve dos enfermeiros, enquanto 43% aprovam a dos professores e 36% apoiam a dos ferroviários.

Foto Destaque: Reprodução/@cpeace313

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo